Pelo
terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove
a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a proposta é
conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer
de pele. Para participar, basta
acessar o site da campanha e compartilhar o conteúdo nas redes sociais,
utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Também é possível
alterar a foto de perfil no Facebook e no Twitter usando o aplicativo da
campanha.
De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o
diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do
tratamento. A campanha reforça, portanto, a necessidade das chamadas atitudes
fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro.
Cenário
Em 2016, a SBD, junto com o Datafolha, divulgou
pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro.
O estudo traz dados considerados alarmantes pelos dermatologistas:
– 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de
forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos
– 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu
dia a dia
– 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da
população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina,
cachoeira, banho de rio ou lago.
Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que,
em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele
não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer registrados no país são
os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.
Já a Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano
2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de
mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito
desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a
segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.
Fonte: ABr
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