domingo, 22 de janeiro de 2017

JAIR MARINHO: UM PADUANO CAMPEÃO DO MUNDO


Jair Marinho de Oliveira, nascido em Santo Antônio de Pádua-RJ, em 17 de julho de 1936, participou do grupo bicampeão mundial na Copa de 1962, no Chile. Fez poucos jogos pela Seleção, apenas cinco, mas foi o reserva imediato do Djalma Santos. 
Jair Marinho, Castilho e Pinheiro
Profissionalizou-se no Fluminense e seu primeiro título vestindo a camisa tricolor foi conquistado na campanha memorável do Torneio Rio-São Paulo de 1957. A partir de 1958, foi efetivado como titular pelas mãos do técnico Zezé Moreira. Numa época em que os laterais apoiavam pouco, Jair Marinho se destacou como ótimo marcador. Não era propriamente violento, mas tinha fama de chegar junto, às vezes até demais. Conquistou mais um título do Rio-São Paulo, em 1960, e o carioca de 1959. A sua trajetória no Tricolor foi vitoriosa. Em 284 jogos, marcou 3 gols.   

Foi para o futebol paulista e jogou na Portuguesa de Desportos na temporada de 64, e logo em seguida foi contratado pelo Corinthians, aonde chegou com prestígio, mas não conseguiu reeditar o futebol dos seus tempos de Fluminense. Foram apenas 96 jogos e 1 gol. 

Retornou ao futebol do Rio e teve uma rápida passagem pelo Vasco. Em 1968, aventurou-se pelo futebol peruano e jogou no Alianza Lima. Quanto voltou ao Brasil, em 1970, vestiu a camisa do Campo Grande, seu último clube na carreira, encerrada no mesmo ano.

Jair Marinho fixou residência em Niterói e trabalhou por muitos anos comandando uma escolinha de futebol. Ajudou a revelar jogadores e o principal deles foi o ex-lateral Leonardo, que posteriormente foi para o Flamengo, nos anos 80, após uma passagem nas categorias de base do Vasco.

Após sofrer um AVC e ficar internado deste então, Jair Marinho nos deixou em 07 de março de 2020, aos 83 anos, em Niterói. 

3 comentários:

  1. Grande Jair marinho meu vizinho do Fonseca jogamos algumas peladas juntos saudades

    ResponderExcluir
  2. Grande zagueiro. O vi jogar diversas vezes. Muito bom mesmo. Eu era garoto ainda. Sds

    ResponderExcluir
  3. Meu nome,, elenilson Gonçalves Pinheiro, nascido exatamente nessa época brilhante 12 de novembro de 1959, sempre ouvi muito bem falar da região de santo Antônio de Pádua por ter conhecido uma pessoa que tem laços familiares vindo daí ainda quero conhecer essa família Pinheiro que considero como meus mas ainda não tive a sorte de estar presente os meus entes queridos

    ResponderExcluir