sábado, 7 de janeiro de 2017

O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO É UMA BOMBA-RELÓGIO


Senhor presidente da República, Michel Temer, não tem como explicar o inexplicável!

O fato ocorrido em Manaus e outros do tipo que estamos presenciando em diversos estados, não foi um “acidente”. A Negligência e a falta de um poder público atuante dentro dos presídios, com medidas sócio-educativas e a separação obrigatória dos presos de alta periculosidade, são fatores que ocasionam esse tipo de “conflito armado”, pasmem amigos leitores, dentro de um presídio.  

Os governantes são os grandes culpados por essa desordem que atinge o sistema carcerário brasileiro. A justiça tem a sua parcela de culpa pela burocracia e demora em julgar casos até simples, que diminuiria e muito o número de detentos.

A triste constatação e que causa uma revolta ainda maior na sociedade, é que o custo de um preso em uma penitenciária federal chega a passar 120% o valor médio de um aluno do ensino superior público no Brasil. Os números são assustadores e impressionam pela diferença de custo da educação e do sistema prisional.  Um preso, em alguns lugares, pode chegar a custar 10 vezes mais que um aluno de ensino médio.

Investir mais em educação, para educar as pessoas e não termos tantos bandidos no Brasil, não seria mais vantajoso? É uma pergunta que parece óbvia, mas de difícil solução na prática.

Assim como é válida uma reflexão sobre a suposta inversão de valores existente na defesa dos “direitos humanos”, quando esta é aplicada a criminosos. 

2 comentários:

  1. Resido em Pádua e meu nome é Paulo Lavaquiel. Em poucas palavras gostaria de parabenizá-lo pelo blog, que é bem diferente do que temos em nossa região, com histórias interessantes, e o seu post acima está perfeito, concordo com tudo. Gostaria de ver em sua postagem em destaque aquela matéria sobre o saudoso paduano Altamiro Carrilho.

    ResponderExcluir