sexta-feira, 15 de outubro de 2021

OS ANTUNES TOMAM CONTA DO AMÉRICA...

 


Família que joga unida permanece unida. Uma prova: a família Antunes (Zeca, como é chamado familiarmente), Nando, Edu, Tonico e Zico, formam com o “Seu” Antunes e D. Matilde uma família feliz, que foi acrescida por Eliane, esposa de Antunes.  



Os cinco irmãos sempre que podem estão disputando seríssimos “rachas”, num campinho de pelada que eles próprios fizeram, com baliza, rede e até mesmo refletores. Ou então estão todos juntos, vendo Tonico e Zico jogar pelo Juventude ou acompanhando o América, onde são Antunes e Edu os que brilham.  Nando (mais novo apenas que Antunes) assinou seu contrato com o América após o período de recesso dos jogadores, tornando-se, então, o terceiro jogador profissional da família.


Segundo a opinião geral dos Antunes, o “cobra” é o menor, Zico, com 13 anos. Dribla fácil, marca muitos gols e dificilmente perde uma estourada de bola. Antunes (o Zeca) é o mais chorão e Tonico o único que não joga no ataque: é lateral-direito.

 

“Seu” José que foi goleiro do Municipal e levou Batalha para o Flamengo (o convidado fora ele, mas não pode aceitar para não perder o emprego, já que seu patrão era vascaíno), não queria  que os seus garotos fossem jogadores de futebol, mas, como Antunes conseguiu dobrá-lo, através de pedidos à sua mãe, D. Matilde, o caminho ficou mais fácil para Nando e Edu.  Para Tonico e Zico mais fácil ainda. No entanto, não podem abandonar os estudos.

 

Outra particularidade une a família Antunes: o amor ao Flamengo. Todos, sem exceção, são torcedores do clube rubro-negro e na residência do “Seu” José, encontram-se, pelo menos,  três flâmulas, grandes, do “mais querido”.  Isso sem falar em retratos e copos com o escudo do Flamengo.  Até mesmo o cão mais velho, tem o nome de Mengo. Os mais fanáticos são Tonico e Zico, este, aliás, não assistiu ao jogo Flamengo x América para não ter que torcer contra os irmãos. Pois, disse, “contra o Mengo eu não torcia, não”.

 

A família acompanha todos os jogos do América, menos o “Seu” José, que se limita a deixá-los na porta dos estádios e volta para casa, escutando pedaços dos jogos.  Depois, vai apanhá-los, no final das partidas.

 

Os Antunes residem em casa própria, ma Rua Lucinda Barbosa, em Quintino Bocaiúva.  Antunes mora perto, em apartamento alugado.  Porém, todos estão sempre reunidos na casa dos pais, assistindo aos “vídeo-tapes”, ou batendo bola no quintal da casa. Junto com eles está sempre o lateral-direito do América,  Paulo César, amigo de infância.  

 

“Seu” José, quando os meninos eram menores, comprava sempre cinco camisas do Flamengo, para que eles usassem. Forte e bem disposto, apesar dos seus 65 anos, “Seu’ José  se diverte vendo as peladas dos filhos e não perde uma oportunidade para “pixar” um deles, seja chamando Antunes de chorão, Zico de perna de pau e Nando de molenga.  “Isto ajuda a esquentar as peladas”, explicou ele.  

 

Dona Matilde, que antes pouco ligava para o futebol, agora se vê numa roda viva nos dias de jogo do América, pois tem que preparar o almoço correndo para que todos possam ir ao campo.  Disse ela que torce pelo América, principalmente por causa dos “bichos’... Acha seus filhos maravilhosos, que sempre estão prontos a um presente como Edu, que lhe ofereceu uma belíssima eletrola “hi-fi”.  

 

NOTA: TEXTO TRANSCRITO NA ÍNTEGRA DE UMA EDIÇÃO DA REVISTA DO ESPORTE DE 1967.




Outras considerações: patriarca da família Coimbra, José Antunes se apaixonou pelo Flamengo de forma irônica. Levado para assistir um jogo contra o América viu o time ser massacrado por 4 a 0. Mas se deixou conquistar pelas cores.  Nascido em Portugal, Seu Antunes chegou ao Brasil em 1911, com 10 anos. Fez de Quintino seu lar.  Embora tenha influenciado os filhos a serem apaixonados por futebol, torcia a cara quando algum dizia que iria seguir careira nos gramados.  

- Papai achava que os filhos tinham que ter faculdade, porque só a cultura não pode ser tirada da gente – contou Maria José, a única filha mulher de Seu Antunes e dona Matilde.  

Um comentário:

  1. Família respirava futebol acordava futebol adormecida futebol acordava futebol de repente brilho todos em especial ZICO o maior o melhor de todos mudou o patamar do flamengo

    ResponderExcluir