Ponte Ary Parreiras sobre o Rio Paraíba do Sul e ao fundo a Serra da Bolívia |
Há exatos 80 anos, era
inaugurada a Ponte Ary Parreiras, construída para ligar as cidades de Itaocara
e Aperibé. A data desta importante e grandiosa obra coincide com o aniversário
de emancipação político-administrativa de Miracema.
Projeto e construção
Com o avanço da malha
ferroviária sobre o Noroeste Fluminense no final do século XIX, era esperada a
construção de uma ponte ligasse as linhas férreas que passavam por Três Irmãos
e a que terminava em Portela. Somente na década de 1920 a Estrada de Ferro
Leopoldina iniciou um projeto para a construção de uma ponte rodo-ferroviária
para conectar Portela e Três Irmãos, entretanto, a cobrança de impostos fez com
que o projeto não fosse à frente, mas devido necessidade da ponte o governo
arcou com a construção, que aconteceu em outro trecho e sendo a ponte apenas
como para veículos rodoviários.
Estima-se que aproximadamente
23 mil sacos de cimento foram usados na obra da ponte e mais de 400
trabalhadores empregados. Durante a construção, na gestão do Governador Ary
Parreiras, a ponte chegou a ser considerada a maior de toda a América Latina.
A ponte foi inaugurada em 3
de maio de 1936, pelo então Governador Protógenes Guimarães, o Prefeito de
Itaocara, Alcebíades de Carvalho e o Pároco de São José de Leonissa, José
Joaquim de Albuquerque. A data coincide com a criação do município de Miracema,
já que após inaugurar a ponte, Protógenes atravessou o Rio Paraíba do Sul para
elevar o ex-distrito de Santo Antônio de Pádua à categoria de cidade.
Com "mão única", a ponte não atendida mais o crescente tráfego
de veículos pela RJ-116, única rodovia que liga Itaocara à cidade de Aperibé.
Somente em 2000 a ponte passou por obras para alargar o "tabuleiro",
permitindo a "mão-dupla" da via. No mesmo período também foi
construída uma passarela para pedestres.
Vista panorâmica da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul |
O tráfego
intenso de veículos pesados também se tornou um problema. Um projeto que previa
a construção de uma nova ponte para desafogar o trânsito da ponte chegou a ser
cogitado junto com o projeto da construção da UHE Itaocara, entretanto, o projeto
caiu no esquecimento das autoridades.
Fonte: Folha Itaocarense
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