sábado, 7 de maio de 2016

PONTE ARY PARREIRAS, DE ITAOCARA

Ponte Ary Parreiras sobre o Rio Paraíba do Sul e ao fundo a Serra da Bolívia
Com cerca de 1 km de extensão, um dos cartões-postais de Itaocara já foi a maior ponte da América Latina.

Há exatos 80 anos, era inaugurada a Ponte Ary Parreiras, construída para ligar as cidades de Itaocara e Aperibé. A data desta importante e grandiosa obra coincide com o aniversário de emancipação político-administrativa de Miracema.

Projeto e construção
Com o avanço da malha ferroviária sobre o Noroeste Fluminense no final do século XIX, era esperada a construção de uma ponte ligasse as linhas férreas que passavam por Três Irmãos e a que terminava em Portela. Somente na década de 1920 a Estrada de Ferro Leopoldina iniciou um projeto para a construção de uma ponte rodo-ferroviária para conectar Portela e Três Irmãos, entretanto, a cobrança de impostos fez com que o projeto não fosse à frente, mas devido necessidade da ponte o governo arcou com a construção, que aconteceu em outro trecho e sendo a ponte apenas como para veículos rodoviários. 

Estima-se que aproximadamente 23 mil sacos de cimento foram usados na obra da ponte e mais de 400 trabalhadores empregados. Durante a construção, na gestão do Governador Ary Parreiras, a ponte chegou a ser considerada a maior de toda a América Latina.

A ponte foi inaugurada em 3 de maio de 1936, pelo então Governador Protógenes Guimarães, o Prefeito de Itaocara, Alcebíades de Carvalho e o Pároco de São José de Leonissa, José Joaquim de Albuquerque. A data coincide com a criação do município de Miracema, já que após inaugurar a ponte, Protógenes atravessou o Rio Paraíba do Sul para elevar o ex-distrito de Santo Antônio de Pádua à categoria de cidade.

Com "mão única", a ponte não atendida mais o crescente tráfego de veículos pela RJ-116, única rodovia que liga Itaocara à cidade de Aperibé. Somente em 2000 a ponte passou por obras para alargar o "tabuleiro", permitindo a "mão-dupla" da via. No mesmo período também foi construída uma passarela para pedestres. 



Vista panorâmica da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul 


O tráfego intenso de veículos pesados também se tornou um problema. Um projeto que previa a construção de uma nova ponte para desafogar o trânsito da ponte chegou a ser cogitado junto com o projeto da construção da UHE Itaocara, entretanto, o projeto caiu no esquecimento das autoridades.

Fonte: Folha Itaocarense


Nenhum comentário:

Postar um comentário