segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MITOS E VERDADES SOBRE LESÕES NO AGACHAMENTO - POR VICTOR TITONELLI



É sabido que o agachamento é um dos melhores exercícios para membros inferiores, tanto para treinamento de força quanto reabilitação muscular. Por isso é um dos movimentos mais estudados na musculação.  
  
Então, vamos direto ao assunto. Agachamento pode causar lesão lombar ou no joelho? Devo evitar em quais situações?

Alguns estudos concluem que o agachamento mesmo sendo executado de forma correta pode aumentar a pressão intradiscal nas vértebras L5/S1. Sendo assim, muito cuidado na execução desse movimento se você já possui algum grau de discopatia lombo-sacra. Porém, se não possui nenhum quadro de discopatia, realize o movimento sempre respeitando a carga e orientação do seu professor que não terá problemas.

É muito difundido entre ortopedistas e profissionais de educação física que não se deve ultrapassar o joelho além da linha dos pés, pois isso aumenta a pressão fêmoro patelar. Esse pensamento está correto, pois estudos indicam que o pico da carga mecânica no joelho quando esse passa em média de 11 cm da linha do pé, é cerca de 31% maior que quando o joelho não ultrapassa essa linha. Então não se deve passar da linha da ponta do pé, pois assim se diminui a força de compressão na articulação patelo femoral e, consequentemente, gera uma menor solicitação mecânica desta articulação.

É sabido que a força excessiva e contínua nessa articulação pode contribuir para lesões no joelho, tais como condromalácia patelar e osteoartrite. Para pessoas que possuem encurtamento dos isquiotibiais – músculos na parte de trás da coxa – é necessário fazer um trabalho de alongamento muscular prévio, pois esse encurtamento pode atrapalhar a realização do exercício. Realize sempre sob orientação profissional e respeito aos seus limites

Nenhum comentário:

Postar um comentário