quarta-feira, 31 de maio de 2017

PARABÉNS, JUIZ DE FORA, POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO!



A cidade mineira de Juiz de Fora foi emancipada de Barbacena em 31 de maio de 1850. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma referência a um juiz de fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito, que se hospedou por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora.

1928 
Hoje é formada pela cidade de Juiz de Fora além dos distritos de Rosário de Minas, Torreões e Sarandira, subdivididos ainda em 111 bairros. Passou a ser conhecida como "Manchester Mineira" à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante do estado.

Prédio da Câmara Municipal, construído em 1907.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Tupi Football Club, fundado em maio de 1912. 

Catedral de Juiz de Fora 
Juiz de Fora também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Possui aproximadamente 550.000 habitantes, sendo o quarto município mais populoso de Minas Gerais. Está entre as 40 maiores cidades do Brasil.  


2 comentários:

  1. Juiz de Fora-MG
    Em relação ao nome da cidade há duas versões:
    - Uma é de que de fato, não havia juiz na comarca e a coroa Portuguesa nomeou um juiz "de fora" para atuar na comarca.
    - Outra aceita por alguns historiadores é de que um juiz da cidade do Rio de Janeiro, Luiz Fortes de Bustamante e Sá, que foi juiz no Rio de 1711 a 1713, período em que a cidade maravavilhosa ainda não era a capital do Brasil. Rio foi capital de 1763 a 1960. Bustamante comprou uma fazenda aqui, a fazenda da Tapera, cuja sede existe até hoje, na rua Alencar Tristão, no bairro de Santa Terezinha e era conhecido pelos moradores como o "juiz de fora".

    Em relação à fundação da cidade também há duas versões:
    - Uma é de que a cidade foi fundada pelo engenheiro alemão Henrique Fernando Guilherme Halfeld (Heinrich Wilhelm Ferdinand Halfeld), nascido em Hanôver.
    - Outra é de que o verdeiro fundador é Antonio Dias Tostes, que já residia aqui nas margens do rio Paraibuna (rio de águas turvas, em Tupi/Guarani) e de que o alemão Halfeld, depois de ter ficado viúvo em Ouro Preto, veio para cá e se casou com uma das filhas de Antonio Dias Tostes (Cândida Maria Carlota), e por ser engenheiro, impulsionou o crescimento da até então Santo Antonio do Paraibuna.
    Fonte: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela participação e complemento das informações.

      Excluir