sábado, 3 de junho de 2017

OBESIDADE INFANTIL E NA ADOLESCÊNCIA




Vocês sabiam que 3 de junho é o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil? A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o combate à obesidade mórbida de crianças e jovens como um dos principais desafios para o século 21. No Brasil, o cenário é preocupante. Dados do governo federal apontam que o percentual de crianças entre 5 e 9 anos com excesso de peso chega a 33,5% no país. Já na adolescência, o quantitativo é de 20,5%.

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Aproximadamente de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. 

As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.

Fonte: Vida e Saúde


Um comentário:

  1. É preciso muito cuidado com a obesidade, é de novo que se começa com os verdadeiros bons hábitos!

    ResponderExcluir