segunda-feira, 5 de junho de 2017

ENTREVISTA COM O EX-JOGADOR MIRACEMENSE RENATO MONTEIRO


Vamos começar o bate-papo falando um pouco de seus irmãos. Você é de uma família de esportistas e o DNA do futebol é mais do que positivo. Fernando e Ronaldo, ambos laterais pelo lado direito, jogaram muita bola e, por coincidência, tive o prazer de atuar nessa época e enfrentá-los diversas vezes. Você foi um ponta-direita que tinha uma combinação de habilidade, alta velocidade e bom finalizador, e era muito difícil de ser marcado. Falo por experiência própria rsss. Voltando ao assunto dos irmãos, qual dos dois era mais completo dentro de campo?
- O Fernando. Ele era um excelente marcador e batia falta muito bem.

Conte-nos um pouco da sua trajetória no futebol amador de Miracema?
- Comecei no Flamenguinho, com o Dim, que é uma lenda.  Passei pelo Operário com o senhor Jair e joguei no Miracema com o Jair Polaca. No time da EMOP com o senhor Francisco David, no Vasquinho e também no Brasil. Enfim, joguei em quase todos os times amadores de Miracema, que pra mim é um orgulho.

Escale uma seleção de Miracema daquele período que jogou por aqui (anos 80). E olha que tínhamos muitos craques!
- Zé Maria, Fernando, Taxinha, Dilico e Luís Carlos; Zé Paulo ou Paulo Lolita, Pestaninha e Dequinha; Beto, Ronzê e Biluzinho ou Carlos Feijão.

E as lembranças do Jair Polaca e do senhor Jair, do Operário? Pode citar outros, se quiser.   
- Lembranças boas. Fui campeão pelo Miracema com o senhor Jair Polaca, um mestre que merece todo o meu respeito. Também fui campeão pelo Operário do senhor Jair, com o Dilico no comando técnico. O senhor Jair era um batalhador e aguentava nossas artes. Respeito muito esses dois treinadores. Saudades!
No Cruzeiro (MG)

Você chegou a disputar a 3ª divisão com o Miracema?
- Não.

O que faltou para você se firmar no Cruzeiro (MG)?
- Concorrência.  Muitos jogadores de qualidade na mesma posição.

Teve alguma decepção no meio esportivo que deixou marcas?
- Sim. Quando joguei contra o Flamengo, em Miracema, ganhamos de 4 a 2 e fiz dois gols. O Flamengo se interessou por mim e eu tinha estourado a idade. Estava com o passe preso ao Cruzeiro, de São Paulo, que disputava a 2ª divisão. Fiquei muito triste e deixei de realizar um sonho.

Tem muito traíra no meio dos boleiros?  
- Muita gente ruim em todos os segmentos.

O racismo no futebol existe?
- Em todas as áreas, principalmente no futebol.

Té e Renato no Paduano
Você se espelhou em algum jogador no início da carreira?  
- Beto, ponta-direta do Brasil.  

Um técnico que você trabalhou e merece o seu respeito?  
- Profissionalmente o Raul Arenari, no Paduano, era muito bom e como se fosse um pai.

A sua carreira profissional poderia ter tido uma trajetória diferente? Caso positivo, o que faltou?
- Sim.  Faltou o acompanhamento de uma pessoa mais equilibrada.

Um momento inesquecível que você guarda com muito carinho do futebol?
O estádio João Vilela lotado, e o America de Morrinhos enfrentando o Goiás com Túlio, Luvanor, Uidemar e Cia, ganhamos de um a zero e fui o autor do gol. 

Uma coisa que você não abre mão? 
- Da minha família.

Um ídolo no futebol?
- Zico.

Um narrador e um comentarista?
- Adilson Dutra e o Júnior.

Uma cidade?
- Miracema.

Um estádio?
- Plínio Bastos de Barros, em Miracema, e o João Vilela, em Morrinhos, onde tive muitas alegrias.

Excetuando-se o Neymar, qual é o grande jogador brasileiro em atividade?
- Philippe Coutinho.

O que fez você fixar residência na cidade goiana de Morrinhos?
- Minha esposa Najla.

Sente saudades da nossa Miracema?
- Muita. É minha grande paixão.

Uma palavra que define o seu presente?
- Felicidade.

Muito obrigado pela entrevista e faça suas considerações finais. Aproveita e manda um recado para os seus familiares e amigos que deixou em Miracema.

- Agradeço a oportunidade que você está me proporcionando para falar um pouco de mim como pessoa e atleta. Tenho muita saudade de Miracema, da minha família e de meus amigos também. Não deu para aparecer esse ano, mas com certeza brevemente estarei por aí para matar a saudade de todos. Amo muito Miracema! Beijos do Renatinho do América, como sou conhecido por aqui.  
No Olímpico
Renato jogou profissionalmente pelas seguintes equipes:
Rio de Janeiro – Paduano e Olímpico, de Bom Jesus do Itabapoana.
Goiás – América, Santa Helena, Caldas e Piracanjuba.
Rio Grande do Sul – Esportivo, de Bento Gonçalves; Juventude, de Caxias do Sul; São Luís, de Ijuí. No Esportivo atuou ao lado de seu irmão Ronaldo.
Minas Gerais – Cruzeiro; Ribeiro Junqueira, de Leopoldina; Nacional, de Muriaé.
São Paulo – Cruzeiro, da cidade do mesmo nome.
Mato Grosso – Tangará da Serra.
Rondônia – Ariquemes e Jaru.

Fotos do acervo particular do Renato. 

2 comentários:

  1. Renatinho excelente ponta direita, com domínio de bola, passe e chute muito certeiro e forte, grande jogador, já jogamos contra e a favor. Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo deus abençoe você sempre amém

    ResponderExcluir