quinta-feira, 29 de junho de 2017

MIRACEMENSE SAULO MOREIRA E O ÍDOLO ZICO SÃO AGRACIADOS COM MEDALHAS EM JUIZ DE FORA

Dr. Saulo Moreira recebendo a condecoração das mãos
da ex-assessora de Itamar, Neusa Miterhoff

O Instituto Itamar Franco, presidido pelo ex-deputado federal Marcelo Siqueira, e que ocupa a sede da antiga reitoria da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), na Rua Benjamin Constant, centro de Juiz de Fora, condecorou com medalhas quatro personalidades e uma instituição.

A cerimônia de entrega ocorreu no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). A data foi escolhida em referência ao aniversário do ex-presidente. A Medalha foi instituída em abril de 2016 e tem como objetivo outorgar personalidades e instituições que são referência de excelência e trabalho prestado para a sociedade.

A Instituição agraciada foi a própria UFJF, representada por seu atual reitor, Marcus David. Os demais agraciados foram os seguintes: Dom Mauro Morelli (ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos estados de Minas Gerais e São Paulo); Murílio Hingel (ex-diretor do Colégio de Aplicação João XXIII e ex-ministro da Educação do governo Itamar Franco); o miracemense Saulo Pinto Moreira (ex-prefeito de Juiz de Fora); e  Zico (ex-jogador de futebol), que se fez presente na solenidade.  

Saulo Pinto Moreira nasceu em Miracema-RJ, em 15 de agosto de 1922. Filho de Dermeval Moreira e Elvira Pinto Moreira. Médico, casado, pai de quatro filhos. Foi vice-prefeito de Juiz de Fora pelo MDB na chapa de Itamar Franco e prefeito, após a eleição de Itamar para o senado (14/05/74 a 31/01/77). Sob sua gestão foi construído o calçadão da Rua Halfeld, entre  as Avenidas Rio Branco e Rua Batista de Oliveira. Posteriormente, sob a gestão de outro prefeito, o calçadão foi estendido, prolongado até a Avenida Getúlio Vargas.

Outros cargos de destaque ocupados pelo Dr. Saulo Moreira:
Diretor do Pronto Socorro Municipal de Juiz de Fora; Assessor Especial da Secretaria da Presidência da República; Ministro da Saúde no governo do Presidente Itamar Franco; Chefe de Gabinete do Governador Itamar Franco no Governo de Minas Gerais; Presidente do Instituto Itamar Franco em Juiz de Fora. 

Prefeito:
Pouco conhecido na cidade, havia sido diretor do Pronto Socorro e muitos duvidavam que pudesse fazer uma boa administração, ainda mais que iria substituir um prefeito que saía com grande aprovação popular. No entanto, Saulo surpreendeu aos que não acreditavam nele, dando sequencia ao trabalho de Itamar e realizando outras obras importantes. 

Foi o fundador da Empav - Empresa Municipal de Pavimentação, que até hoje é o principal órgão de sustentação para as obras da prefeitura. Em sua administração, pela primeira vez a prefeitura colocou asfalto pago pelos moradores nas ruas da cidade, e quando saiu após dois anos, deixou 97 ruas asfaltadas por este sistema. 

Mas sua obra mais polêmica foi o Calçadão da Rua Halfeld, que enfrentou oposição de comerciantes, vereadores e também por parte da imprensa, até a sua conclusão. Estes opositores, na tentativa de desmoralizar as obras do Calçadão, espalharam uma notícia dizendo que o prefeito estava esburacando a Rua Halfeld para achar um canivete que seu pai, Dermeval Moreira, tinha perdido num bueiro. Sempre bem-humorado, Saulo levou tudo na esportiva e no dia da inauguração do Calçadão da Rua Halfeld, distribuiu 10 mil miniaturas de canivete entre o povo que participava da festa que marcou a modernização da mais famosa rua de Juiz de Fora.

Com informações de Carlos Ferreira 

Um comentário:

  1. Parabéns ao Dr. Saulo! Merecida homenagem a quem soube honrar a medicina e a política.

    ResponderExcluir