sábado, 1 de julho de 2017

DANILO BAHIA (REPÓRTER ESPORTIVO): O GAROTO DE BAMBUÍ HOJE É SÓ SAUDADE...


Natural de Bambuí, no interior de Minas, Danilo Bahia começou a carreira na Rádio Itatiaia, em meados dos anos 70. Chegou ao Rio em 1977. Teve passagem breve pela Tupi e, após ser contratado pela Rádio Globo, destacou-se primeiramente na equipe de Waldir Amaral e Jorge Curi, e depois com o Garotinho José Carlos Araújo. No início dos anos 90, foi apresentador titular do “Giro Esportivo” – programa criado por Penido em 1988 – e formou, ao lado de Eraldo Leite, a dupla principal de repórteres de campo.

Tinha apenas 43 anos quando sua voz grave – aliada à dicção perfeita, agilidade ao falar, visão de jogo apurado e faro jornalístico – silenciou-se após lutar contra um câncer no estômago. Numa era repleta de nomes consagrados e audiência impensável para os tempos modernos, Danilo Bahia firmou-se como um dos grandes repórteres esportivos do rádio brasileiro.

Nunca tendo escondido sua paixão pelo Flamengo, Danilo Bahia faleceu em 30 de junho de 1996, por coincidência, no exato momento em que acontecia a decisão do Campeonato Carioca de 1996, vencido pelo rubro-negro de forma invicta após empate de 0x0 com o Vasco. Ele estava internado havia semanas.

Danilo foi para a Rádio Tupi em 1988, levado por Luiz Penido, numa das maiores movimentações do rádio esportivo carioca, quando o narrador deixou a Rádio Globo e, ao transferir-se para a concorrente direta, tirou da emissora da Rua do Russel boa parte de sua equipe esportiva. Ele era o responsável pela cobertura diária do Flamengo.  

Nota: com informações do jornalista e sociólogo Bruno Filippo e alguns acréscimos. 

Nota do blog: como um amante do rádio esportivo, acompanhei essa turma por longos anos e o Danilo Bahia é mais um daqueles inesquecíveis. O jornalista e conterrâneo Adilson Dutra, quando trabalhava como repórter esportivo em Campos, ficou muito amigo do Bahia e já me contou ótimas histórias dessa convivência.  


14 comentários:

  1. Dele veio "De Miracema para o mundo", como era seu slogan na Globo, Danilo Bahia, de Bambui para o Mundo. Grande saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE ERA NOSSO AMIGO E CONTERRÂNEO, MEUS PAIS O VISITAVAM SEMPRE QUE PODIAM E SEMPRE DAVA UM PULO AQUI EM CASA QUANDO VINHA EM BAMBUÍ E VARAVAM A NOITE CONVERSANDO, DANDO GOSTOSAS GARGALHADAS,TOCANDO NO ASSUNTO PREDILETO DELE, DE MEU PAI E DO TAMBÉM NOSSO AMIGO: ZÉ CLÁUDIO SEU AMIGO DE LEME- SP QUE TAMBÉM MORAVA NO RIO DE JANEIRO.INCLUSIVE QUANDO ELE SE ENCONTRAVA HOSPITALIZADO, MEUS PAIS O VISITARAM NO RIO. RETORNARAM PARA BAMBUÍ MG NUM DIA E NI OUTRO TIVEMOS A TRISTE NOTÍCIA DA GRANDE PERDA.DESCANSE EM PAZ ETERNO E DIVINO AMIGO E MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!! QUE DEUS O RECOMPENSE E DÊ EM DOBRO DA ALEGRIA QUE NOS DEU AQUI NA TERRA,MUITO OBRIGADO!!!! ETERNAS SAUDADES!!!!! ÁLVARO E FAMÍLIA!!!!

      Excluir
  2. Tadeu, mesmo morando aqui em SP, sempre acompanhei a rádio Globo RJ e o Danilo Bahia, saudades do garoto de Bambui....essa época do rádio não volta mais.....

    ResponderExcluir
  3. Saudade Danilo Bahia Sérgio Américo Eraldo leite Cláudio ferro deni Menezes Gilson Ricardo Maurício torres Élcio Venâncio e muitos outros !!!!

    ResponderExcluir
  4. Quem sabe , sabe !! Esse era Danilo Bahia ...1978 gol de Rondineli contra o Vasco com narração de Waldir Amaral ... Atenção é golll !! E ele atrás do gol dizia ... Rondineli Waldir ... Rondineli

    ResponderExcluir
  5. Danilo Bahia faleceu de câncer no estômago...

    ResponderExcluir
  6. SDS do meu tio, grande repórter esportivo...

    ResponderExcluir
  7. INFELIZMENTE FALECEU CÂNCER DE ESTÔMAGO,VAI DEIXAR SAUDADES,DESCANTE EM PAZ.

    ResponderExcluir
  8. Aqui é do conjunto Itatiaia Goiânia e Como eu admirava à voz do saudoso Danilo Bahia.....em 93 nasceu o meu filho e não pensei duas vezes e coloquei o nome de Danilo Candido Lima...! Màs eu Botafogo....😁😀 Segovinha há,há,ha😄😅😗😙😚☺

    ResponderExcluir