sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MENDONÇA: UM ÍDOLO DO GLORIOSO


Nascido em 23 de maio de 1956, no Rio de Janeiro-RJ, Mendonça é filho de um ex-zagueiro do Bangu, também conhecido como Mendonça. Meia com grande visão de jogo, mobilidade e chute forte, de ótima técnica e passes precisos, além de muito bom finalizador.  

Jogou no profissional do Botafogo de 1975 a 1982. Pelo alvinegro carioca, marcou 118 gols em 342 partidas. Estava em campo na final do Torneio Início do Rio de Janeiro em 1977, vencido pelo Botafogo, o qual pode considerar como o único título oficial conquistado no período em que esteve no alvinegro, pois atuou pelo clube no famoso jejum que durou 21 anos (de 1968 a 1989). Apesar de não ganhar títulos, teve uma passagem de destaque pelo Glorioso e virou ídolo do torcedor.  

Após a saída do Botafogo, foi atuar na Portuguesa de Desportos de 1983 a 1985, transferindo-se para o Palmeiras de 1985 a 1987. Pelo alviverde paulista marcou 19 gols em 106 partidas. Em 1986, estava em campo na decisão histórica quando o Palmeiras perdeu a final do Paulistão para a Internacional de Limeira. Posteriormente defendeu o Santos, XV de Piracicaba, Al Saad, Grêmio, Internacional de Limeira, CRB (AL), São Bento (SP), Bangu, América (RN), Barra Mansa (RJ) e Mesquita (RJ), onde encerrou a carreira em 1997.   

Chegou a ficar internado para tratamento do vício do álcool, com o apoio incondicional do ex-jogador Adílio, que tomou a iniciativa de ajudar o amigo de longa data a se internar em uma clínica.  

Recentemente caiu da escada na estação de trem em Bangu e, desde então, estava internado. O quadro foi se agravando e por conta de uma infecção - que acabou não sendo revertida - Mendonça veio a óbito em 5 de julho de 2019, aos 63 anos. Fígado e rins já estavam totalmente comprometidos. Mais um ex-jogador que não conseguiu vencer o principal jogo de sua vida: a batalha contra o vício do álcool. 

8 comentários: