domingo, 19 de novembro de 2017

QUANDO MORREM AS MÃES (Dª LOLA) – POR BEBETO ALVIM


Angelita, D. Lola e Carlos Eduardo. Foto da página do Bebeto Alvim.

Vivi na minha vida...
... Ou seria o contrário?
“- Já estou indo!”
Uma cerca de bambu e nela um buraco.
Fácil travessia:
O quintal com criação de porcos e galinhas,
Pulos sobre pedras apicoadas.
Num “segundo”, a porta da cozinha...
Degraus vencidos num só pulo.
E ela estava lá!
Zé Roberto e Antônio Inácio à espera
Para os “novos” gibis, trocados ou comprados.
Depois as peladas ou as pipas,
Um descanso olhando as imagens das nuvens.
Uma passada em casa para água na talha.
E ela estava lá!
As subidas ao morro do Cruzeiro,
O “Buraco-da-Égua, os “esconderijos de mato”,
Brincadeiras de faroeste.
Na volta, mais água na talha.
Já em casa, os comentários sobre o dia.
E ela estava lá!
“ – Onde você estava, menino? O dia todo “fora”!
- Mãe, eu estava na casa da Dª Lola.
- E já vou voltar para o “futebol de botão.”
Sr. Arlindo, deitado às sete e meia,
Satisfeito com os meninos em casa.
Noutro quarto, Dª Alzira descansava,
Dª Ana já quase sem fala e movimentos
E a Nidinha (Irani, de Paraíso), sempre bonita a estudar.
“Maizé” (Maria José) e “Caducado” (Carlos Eduardo) vieram depois.
Dª Lola só se recolhia quando os outros meninos se iam.
E ela estava lá!
Incansável, Dª Lola se ajeitava na casa,
Com marido, filhos, cunhada, sogra.
E sempre uma sobrinha a estudar.
Como eu gostava daquela casa!
Mais do que da minha!
Agora... no presente...
Durante dois dias eu tive visões
De “ovos estrelados” bonitos, sem defeitos,
Que só Dª Lola sabia fazer (em frigideira de ferro).
E ela não mais estava lá!
Ela se foi!
Deixou uma última coisa: a tristeza,
Uma tristeza tão grande... mas tão grande
Que não cabe no meu coração.
Vivia na minha vida...
... Ou seria o contrário?
Eu vivia na vida dela!
Pena... perdi uma das minhas duas mães!

Nota: do seu livro Fantasmas, Tabus e Desejos. 


3 comentários:

  1. Muitas vezes acompanhei o Bebeto furando a cerca para ir ao encontro do Zé Roberto e Antônio Inácio, que compartilhavam nossa paixão pelos gibis. Duas casas de muitas lembranças as dessas duas famílias.

    ResponderExcluir
  2. Essa casa de d Alzira me traz muitas recordações tbem Morava nessa rua no começo da subida p o cruzeiro Onde era a cocheira de Sr Santinho meu pai !Dona Alzira e Sr Arlindo Passava todos os dias em frente p ir estudar Bons tempos onde morar perto do morro nao tinha perigo nenhum

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Foram 7 anos morando lá pra estudar.Lembranças q ñ se apagam nunca

    ResponderExcluir