sexta-feira, 23 de julho de 2021

JOSÉ ERASMO TOSTES POR JOFRE GERALDO SALIM

 


José Erasmo Tostes nos deixou no dia 23 de julho de 2016. Faço uma homenagem singela a esse ilustre cidadão que fazia parte da Academia Miracemense de Letras. Outra de suas facetas era a poesia. Foi premiado no Concurso em Brasília (promovido pela Maçonaria), no Festival de Poesias Faladas em São Fidélis e no Concurso Regional de Poesias em Itaocara. Editou o “Histórico da Maçonaria em Miracema”. Compôs letras carnavalescas para o Grupo Reviver, do qual participou efetivamente. Escrevia mensalmente suas crônicas para o Jornal Liberdade de Expressão sob o título “Tipos e Fatos Inesquecíveis”. Daí surgiu o livro do mesmo nome. Livro esse que é obrigatório ter um exemplar na estante para conhecer pessoas e histórias antigas de Miracema. Sem contar os inúmeros Diplomas e Certificados, recebeu a Comenda Ordem do Mérito D. Pedro I por completar, na época, 50 anos de Maçonaria (completou 63 anos de participações e atividades). Soma-se a isso Títulos Beneméritos, Menções honrosas e no ano de 2015, o Prêmio Cultural Dr. Hermes Simões Ferreira pelo Conselho Municipal de Cultura de Miracema. O seu legado tem que ser lembrado por outras gerações. Um grande nome da cultura miracemense!

 

JOFRE GERALDO SALIM E JOSÉ ERASMO TOSTES, uma dupla que já não está mais entre nós e que merece todo nosso respeito e admiração. Dois valiosos filhos de Miracema. 

 

JOSÉ ERASMO TOSTES POR JOFRE GERALDO SALIM

 

Nota: transcrito da contracapa do livro Tipos & Fatos Inesquecíveis, de José Erasmo Tostes, publicado em 2008. 

 

“José Erasmo Tostes veio ao mundo em 1931, e desde muito cedo começou a sua árdua luta pela vida. Os primeiros passos de trabalho foram dados no comércio ao lado de seu saudoso e inesquecível pai. Foi empregado, e dos melhores, de firmas importantes. Mais tarde, com o falecimento do pai, com muita disposição e dificuldade, montou o seu próprio negócio no comércio a que se habituara desde criança e que foi a grande escola da sua vida.

 

Por maiores que fossem as dificuldades, o bravo Erasmo não desanimou e esmoreceu, estando sempre enfrentando com galhardia os vendavais da vida. Erasmo possui um cérebro privilegiado onde, a despeito das agruras, há lugar para as cintilações do pensamento, tornando-se de uma hora para outra, memorialista, articulista e poeta, brindando-nos todo com deleitosos artigos em que recorda com sadio humor, fatos e vultos históricos do passado de Miracema, tendo o cuidado de jamais denegri-los, além de publicar versos bem feitos e sutis que nos encantam.

 

O estro de Erasmo esteve adormecido durante muitos e muitos anos; despertou agora, na idade provecta, para alegria nossa, de maneira fulgurante. Eu sempre vibro e exulto quando surge no nosso meio alguém que se destaca em qualquer mister, enaltecendo e dignificando os nossos foros de cultura, como é presentemente o caso de Erasmo, nosso brilhante conterrâneo e amigo dileto, septuagenário, mas, mesmo assim, novo rebento literário da nossa terra.”

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário