quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

AMARAL: UM ZAGUEIRO DE CLASSE

 


João Justino AMARAL dos Santos nasceu em Campinas–SP, em 25 de dezembro de 1954. Zagueiro de futebol clássico que dominava as jogadas à base da técnica e tranqüilidade. Sabia sair jogando com muita categoria. Amaral era o tipo de jogador que o torcedor admira e vislumbra o mesmo atuando com a camisa de seu time de coração. Finalizando: foi um baita zagueiro!


No Guarani, de Campinas, mostrou suas credenciais e o Brasil passou a respeitar o zagueiro de estilo sóbrio que tomava conta do setor defensivo. Foi titular do Brasil na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, a única que disputou. Vestiu a camisa da Seleção em 56 jogos, sendo 40 oficiais.


O Corinthians foi seu próximo destino e fez parte do time campeão paulista em 1979. Jogou entre 1978 e 1981, vestindo a camisa alvinegra em 133 jogos e marcando um gol. Quando disputou a Copa, já era jogador corintiano, mas ainda não havia estreado.


Depois do Corinthians jogou no Santos, América (campeão mexicano em 1984), Leones Negros, também do México, e Blumenau, de Santa Catarina, onde encerrou a carreira em 1987.


Amaral, carinhosamente chamado por “Feijão”, vinha sofrendo com problemas de saúde e lutou enquanto teve forças contra um tumor que gerou metástase e se espalhou pelo corpo. Em 31 de maio de 2024, aos 69 anos, na capital paulista, veio a óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário