sábado, 14 de março de 2020

ECONOMIZAR - POR JOSÉ ERASMO TOSTES


Hoje vemos estampado em todos os jornais que haverá ‘apagão’ se não economizarmos energia.

Lembro-me da época em que Miracema dependia da Companhia Força e Luz Norte Fluminense. As lâmpadas eram como tomate aceso; as ruas escuras; os cinemas funcionavam com geradores; greves quase todos os dias para melhoramentos dos serviços.

Foi eleito deputado Nicanor Campanário, por ter feito campanha contra a Companhia. Nós pagávamos, mesmo sem termos energia, preços absurdos. E parece que daqui a alguns dias viveremos os mesmos problemas, só que hoje será muito pior. Hoje temos à nossa disposição aparelhagens modernas e sofisticadas. 

E isso me faz lembrar do Romão, um fazendeiro abastado, dono da Fazenda Morro Azul. Não jogava peteca com medo de abrir a mão, de tão econômico que era. Comprava café e vendia para uma firma de Juiz de Fora, que mais tarde lhe deu um grande prejuízo, e daí para frente ficou mais apegado ao dinheiro. Sua neta um dia estudava em seu quarto, e para economizar luz, ela acendeu uma lamparina a querosene. O Romão, do outro lado, grita: “Apaga a lamparina, pois está gastando o querosene”. “Mas vô, eu comprei o querosene”, disse a neta, ao que Romão respondeu: “É, mas o pavio é meu”.

Um fazendeiro por nome Heitor, que morava em frente à Igreja Matriz, assistia sempre a missa da janela que ficava a uns trezentos metros, usando um binóculo. Na hora em que vinha a bandeja para colher o óbolo, ele retirava o binóculo rapidamente. Um dia quis tomar aulas de economia com o Romão. Este, chegando em sua casa para a primeira aula, sentou-se à mesa, na qual havia uma gaveta para quando, na hora do almoço, se chegasse uma visita, o Heitor colocava os pratos dentro dela e fechava.

Sentaram-se de frente um para o outro, e disse o Romão: “A primeira lição é apagar a luz para conversarmos”. “Já apaguei”. “Agora tira a calça para não gastar nos fundilhos”; e responde o Heitor: “Já estou sem calça”. Levanta o Romão e diz: “Eu já posso ir embora, você sabe mais que o professor como economizar. Ainda bem que tenho um discípulo muito bom, o Genuíno.”

E assim, meu amigo, se quiser que a sua luz não seja cortada, faça como o Romão: apague-a ao conversar com a mulher, tome banho somente aos sábados, desligue o freezer; a não ser que queira pagar multa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário