quinta-feira, 26 de março de 2020

SETE DE SETEMBRO: BRIGADEIRO E LÁGRIMAS - POR JOSÉ ERASMO TOSTES


O Brasil vivia momentos políticos de intensa euforia. Os partidos PSD, UDN e PTB – partido de Getúlio Vargas, participavam de eleições democráticas. Getúlio, para voltar ao poder, tendo como adversário Eduardo Gomes, o Brigadeiro, que, naquela época era a esperança dos brasileiros para um país novo e progressista. Brigadeiro já havia visitado 20 estados, 216 cidades, fez nesta trajetória 242 discursos, percorrendo 85.600 km de estradas e, naquele dia, chegando em Miracema. O povo o aclamou e o carregou nos braços, da Rua da Laje até a Rua Direita. Foi uma verdadeira apoteose. Naquela ocasião fui tomado de grande emoção, e chorei pela primeira vez na minha vida.
Em 1957 eu já estava casado e já tinha nascido meu primeiro filho, trabalhando por conta própria no comércio, poderia dar aos meus pais uma existência com mais conforto, mas assim o destino não quis. Meu pai morreu 15 dias após meu filho ter nascido. Então, chorei pela segunda vez na minha vida.
Sete de setembro de 1822, nas margens do rio Ipiranga, Dom Pedro rompe os laços que prendiam o Brasil a Portugal. Daquela data em diante passamos a comemorar em todo Sete de Setembro a Independência do Brasil em todas as cidades brasileiras, participando destas solenidades até em Brasília, com as Forças Armadas com desfiles militares apresentando ao público o seu poderio armado com tanques e vasto material bélico. E nós, daqui dessa pequena Miracema, também desfilávamos quando criança pelo Grupo Escolar Ferreira da Luz, usando aquele tênis branco de sola fina chamado ‘come quieto’. Às vezes pisavam em nosso calcanhar e os tiravam dos pés. Passados já 73 anos vividos voltamos a desfilar pela Loja Maçônica por dever cívico e por amor a nossa Miracema.
Em 7 de setembro de 2004, após 182 anos da Independência do Brasil, o desfile em nossa cidade causou uma comoção geral. Após a alvorada da Banda Sete, primeiramente desfilou a APAE e, logo após, os grupos da terceira idade, o Tiro de Guerra, Lyons Club, Rotary, Maçonaria, colégios, bandas e outras agremiações.
Para terminar o desfile, o prefeito Gutemberg Damasceno fez uma prestação de contas ao povo de Miracema, desfilando pelas ruas de nossa cidade uma centena de carros tendo na frente uma UTI Móvel, carros da saúde, caminhões, carros escolares, ônibus e tratores novos adquiridos nesses quase oito anos de governo, sem deixar dívidas, recebendo do público presente uma verdadeira manifestação de apoio pela sua probidade administrativa. E, nesta manifestação espontânea, foi carregado nos braços do povo pela Rua Marechal Floriano, a nossa tradicional Rua Direita, onde havia mais de cinco mil pessoas.
E eu, ao presenciar tanta manifestação de carinho a um prefeito no seu término de governo, vendo muitas pessoas com lágrimas nos olhos, chorei, pela terceira vez em minha vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário