terça-feira, 29 de novembro de 2016

UMA HOMENAGEM MERECIDA – POR GILSON COIMBRA


Dr. Gilson Coimbra é miracemense e reside em São José dos Quatro Marcos (MT)

Meu pai era um ativista em relação ao futebol de Miracema-RJ... Foi Presidente do Clube Esportivo Miracemense... Presidente da Liga Desportiva de Miracema... Presidente da Associação Atlética Miracema...

Em Miracema existia na época uma quadra de esportes, sem cobertura e com piso de cimento, denominada Rink, onde eram disputadas partidas de futebol de salão... voleibol... basquete... e que era usada também para outras atividades...

Após sua morte a Prefeitura resolveu homenageá-lo e transformou o Rink em uma quadra coberta... e resolveu nomeá-la “Praça de Esportes Gerson de Alvim Coimbra”. 

O Prefeito era Dr.Salim Bou-Issa que era muito amigo de meu pai e a quadra ficou muito bonita... Eu já estava por aqui, mas fui visitá-la em uma das viagens a Miracema. Depois, não sei por que, derrubaram o ginásio coberto e a quadra voltou a ser como era antes.

Só não trocaram o nome... pelo menos até 2009, última vez que fui a Miracema, ainda havia uma placa por lá com o nome dele.... Tenho uma foto perdida dela e quando achar publicarei aqui... 
Nota: estive pessoalmente no sábado (26) pela manhã e fiz essas fotos. A placa continua no local.

A placa se encontra na parte de
baixo desse mastro
Eu fiquei feliz com a homenagem, mas acho que o nome "Rink" era mais "forte" que o do meu pai e por isso, pra mim, desejaram voltar às origens, porque difícil explicar o acontecido...
Garanto que muita gente em Miracema não sabe que a Quadra do Rink tem o nome dele. Minha postagem foi motivada por três fotos da inauguração da Quadra Coberta, que achei em meus arquivos...
Bom relembrar, principalmente porque revejo minhas irmãs, Geusa e Gilza, que foram as responsáveis pela famosa foto desamarrando as fitas.

Quem sabe alguém poderia me dizer o motivo da demolição???

Nota: em contato com Marcelo de Martino, da Secretaria Municipal de Cultura, ele disse o seguinte, meu prezado Gilson: “O motivo foi uma aspiração da população que não entendeu aquela construção – de grandes proporções –, e que não teve um projeto arquitetônico adequado, em um local como a Praça Dona Ermelinda. O prefeito da época, Jairo Tostes, resolveu atender à solicitação para retornar com o antigo Rink e a demoliu." 


3 comentários:

  1. Pois é... então foi exatamente como pensava... a galera pediu pra voltar o que era...
    Eu me lembro que, quando levantaram o Ginásio achei que ficou muito bonito (eu estava em Niterói estudando ainda),mas depois que demoliram eu não sabia o motivo (eu já estava por aqui)...
    Agora está esclarecido...
    Eu sempre achei de nunca deveriam mudar o nome de um local conhecido e de domínio publico...
    Mas fiquei feliz com a homenagem...
    Obrigado pelo esclarecimento...

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente, não fui quem fez e vamos destruir o construído. Não "engoli" até hoje já que fui um dos incentivadores junto ao prefeito Salim Bou Issa a cumprir a promessa de campanha, que era a construção deste ginásio.

    ResponderExcluir
  3. Passei minha infância no antigo Rink, quadra aberta, como todos vocês, já minha juventude, foi naquela quadra coberta, quase um ginásio, onde recebeu na época a seleção carioca juvenil de Voleibol Masculino, onde o técnico era o do Fluminense, no qual foi meu treinador por um periodo. Como disse nosso nobre Adilson Dutra, eu também "engoli", foi de cortar o coração. Aproveito a oportunidade e damos a sujestão que o município tem de ter uma quadra coberta própria. Penso até naquele espaço onde é o terreirão na exposição.

    ResponderExcluir