sexta-feira, 25 de novembro de 2016

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE MIRACEMA: UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA


O prédio onde está instalado o atual Instituto de Educação de Miracema foi construído, em 1921, para sediar o Instituto Afrânio Peixoto, idealizado pelo professor José Paulino Alves Júnior.    

Em 11/02/1922, foi adquirido pelo Sr. Alberto Lontra que fundou o “Gynnasio de Miracema”, que com o numeroso e habilitado corpo docente ministrava instrução primária e secundária, preparando os alunos para as escolas superiores de todo Brasil.

Em 1924 introduziu carteiras individuais, do tipo "americana", que dificilmente eram encontradas em estabelecimentos escolares do governo. 

Durante o recesso escolar promovia o curso de férias com o objetivo de preparar alunos para o curso de admissão. Funcionava no sistema de internato, semi-internato e externato mistos.

Em 30/11/1924, foi fundado o Grêmio Lítero Esportivo Ruy Barbosa tendo como seu primeiro presidente o Dr. Theophilo Junqueira. 

Em 1929, foi criada e anexada ao Ginásio de Miracema pela Lei nº 2.298 de 07/01, a Escola Normal de Miracema (a terceira criada no Estado).

Na década de 40, já denominado Colégio Miracemense, foi adquirido pelo Dr. Sylvio de Campos Freire, que também foi seu Diretor até 1961. Uma de suas maiores contribuições foi a construção de dois pavimentos para o auditório em terreno cedido pelo Cel. Armando Monteiro Ribeiro da Silva. Nessa mesma época oferecia os cursos Clássico, Científico, Comercial Básico, Técnico em Contabilidade e Datilografia.

Não podemos deixar de registrar também as famosas festas de Estudantes, com eleição da rainha, baile, etc. No setor de Educação Física e esportes, o Colégio participou de inúmeras disputas e olimpíadas, conquistando sempre destacadas classificações.

Adquirido pelo professor  Eli Combat, passou a ser dirigido pelo Sr. Rubem Pereira, uma vez que o proprietário possuía outro estabelecimento escolar em Duque de Caxias.

Em 23/09/1973, foi criada a Associação Cultural e Educacional de Miracema – ACEM, com o objetivo de manter o Colégio em atividade, já que o proprietário não demonstrava mais interesse em manter o tradicional Colégio Miracemense.

Durante este período, foram criados o Centro Cívico José Pereira Neto e o Clube de Saúde Dr. Luiz Paulo Pinto Moreira. Em 1975, registrou-se 1.928 alunos matriculados, representando o recorde desde a fundação do Colégio. 

A ACEM permaneceu em atividade até 1987, época em que o Colégio Miracemense foi arrematado em leilão pelo Governo do Estado, passando a denominar-se Colégio Estadual de Miracema, criado pelo Decreto nº 9.977, de 28/05/1987.

Em 2 de janeiro de 1995, foi tombado através do Decreto Municipal nº  249, como patrimônio histórico de Miracema.

Em 27 de novembro de 2000, de acordo com o Decreto nº 27.459, foi transformado em Instituto de Educação de Miracema. 



Fonte: Acervo INEPAC e Marcelo Salim de Martino / Secretaria Municipal de Cultura de Miracema.





                                                                                                                            

6 comentários:

  1. Estou escrevendo aqui de Boston, dos Estados Unidos. Meu nome é Rodrigo Paiva e meu avô estudou mais de um ano nesse colégio. Quando pequeno ele me contava muitas histórias da sua época de estudante em Miracema. Nasci em Juiz de Fora, mas ele era de Leopoldina. Por intermédio de um amigo de Muriaé conheci o seu blog e hoje tive o prazer de ler essa matéria que me fez lembrar muito do meu saudoso avô. Parabéns pelo seu blog e pelas publicações interessantes sobre futebol.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto... O único senão era que o Grêmio se chamava Grêmio Litero Esportivo Rui Barbosa - GLERB... Pelo
    menos na época em que eu era dirigente do GEAO - Grêmio Estudantil Alberto de Oliveira, do Nª Srª das Graças....
    Minhas irmãs mais velhas Geusa e Gilza, estudaram aí...
    Eu não... mas frequentava muito a escola por causa das promoções do GLERB... e ainda jogava bola no campo que havia nos fundos...
    Tempo bom !!!!
    Parabéns pelo blog !!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog. Estudei aí e hoje eu trabalho nele. Tenho muitas saudades da época em que fui estudante. Estão voltando com a escadaria. Alguém sabe quando a escada foi retirada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vera! Eu não sei quando a escada foi retirada. Por sinal, foi uma boa pergunta.

      Excluir
  4. Parabens por manter a memória viva das escolas. Estou escrevendo a biografia de Jair Lontra Sampaio, que estudou neste ginásio nos anos 30. Ele foi militar e atuou pela FEB, na 2a. Guerra na Itália. Tenho algumas fotos, incluindo do Ginasio em 1935, da equipe de volei do ginásio e de Jair com uniforme do Ginasio, de 1932. Ele nasceu em Cordeiro-RJ, mas estudos em Miracema. Seria o Sr. Alberto Lontra (fundador do Ginásio), seu parente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso afirmar se eles seriam parentes, mas é uma possibilidade. Parabéns pela iniciativa de escrever a biografia. Seria possível vc me enviar algumas dessas fotos? Tenho um vasto arquivo com fotos antigas da cidade e também de alguns colégios. Farei uma postagem no face com esse seu comentário. Meu e-mail caso queira entrar em contato: tadeumiracema@gmail.com

      Excluir