quarta-feira, 2 de abril de 2025

EDMUNDO: O “ANIMAL”

 


Edmundo Alves de Souza Neto nasceu em Niterói-RJ, em 02 de abril de 1971. Edmundo foi o grande nome do Vasco nos anos 90 – 244 jogos e 137 gols – e um dos principais jogadores do futebol brasileiro nessa mesma década. Ao todo foram cinco passagens pelo Vasco, sendo a última em 2008, quando encerrou sua carreira. Foi campeão carioca em 1992 e brasileiro em 1997, sendo o protagonista do título nacional. A temporada de 1997 é considerada por muitos especialistas o seu melhor momento no futebol.

 

Teve uma passagem de destaque no Palmeiras – 180 jogos e 106 gols (bicampeão brasileiro e paulista em 1993/94, e campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1993), de onde veio o apelido "Animal", que foi dado pelo inesquecível narrador Osmar Santos. Vestindo as camisas de Flamengo – 23 jogos e 9 gols, e Corinthians – 33 jogos e 23 gols, clubes de maiores torcidas do país, ele não correspondeu dentro de campo o que se esperava. Coisas do futebol...

 

Edmundo iniciou a carreira nas categorias de base do Botafogo. Após ser dispensado por ato de indisciplina, ele foi para os juniores do Vasco. Outros times em que atuou: Fiorentina e Napoli (ambos da Itália), Santos, Cruzeiro, Tokyo Verdy/Japão, Urawa Red Diamonds (campeão da Liga Japonesa em 2003), Fluminense – 25 jogos e 9 gols, Nova Iguaçu – 2 jogos e 1 gol, e Figueirense.

 

Disputou a Copa do Mundo de 1998 e vestiu a camisa do Brasil em 39 jogos, marcando 10 gols, sendo 37 oficiais. Foi campeão da Copa América de 1997.

 

Edmundo ficou conhecido tanto pelo seu talento quanto pelas confusões que arrumou ao longo de sua carreira. Era extremamente habilidoso e na mesma medida, temperamental. Conseguia unir força física e velocidade, somando-se a isso o faro de gol que fez dele artilheiro. Sua passagem pelo futebol europeu – precisamente na Itália – foi muito abaixo do esperado. Deixou de escrever seu nome no futebol da Velha Bota.

 

É um torcedor declarado do Vasco, clube com o qual é mais identificado e idolatrado pela torcida. Conquistou títulos de expressão no Palmeiras e também é considerado um dos grandes nomes da história do clube.