terça-feira, 28 de julho de 2020

JOSÉ ITAMAR DE FREITAS: CRIADOR DE LINGUAGEM NA TV BRASILEIRA


Luiz Cláudio Latgé é jornalista. Foi diretor regional em Brasília e em São Paulo. Assumiu a direção da GloboNews em 2008 e, em 2013, tornou-se diretor adjunto da área de Comunicação. Latgé saiu da Globo em 2015.

O acaso às vezes nos deixa na condição de testemunhas e, sem que tenhamos escolhido isto, carregamos o peso de estabelecer os fatos, como uma intimação da História. Digo isto porque preciso falar de José Itamar de Freitas, jornalista, ex-diretor do Fantástico, e também um de seus criadores. Este é o ponto. Mais que jornalista, Itamar foi um dos criadores da linguagem da TV brasileira, como conhecemos hoje.

O Fantástico andará por volta de 50 anos, e é um programa singular, que fugia do modelo dos programas dominicais de auditório e muitos países tentaram imitar. Boni foi o idealizador, Sherman, Armando Nogueira, Borjalo, Vannucci e outros andaram juntos nesta construção. Jornalismo e entretenimento. Itamar tornou isto possível. A essência da TV. Quantas modas lançou na vida da gente! Grandes reportagens, a cobertura dos acontecimentos que fizeram a História, denúncias, o debate de temas polêmicos, modismos, os vídeo-clips, procure nos arquivos e vai encontrar clássicos lançados no Fantástico, de Roberto Carlos a Raul Seixas, a garota do Fantástico, a Zebrinha do futebol, hoje cavalinhos, as pautas sobre ciências, os mágicos, reportagens de aventura, viagens, escalou Glória Maria para percorrer as Maravilhas do Mundo, a paixão por medicina e saúde… Itamar era obcecado por saúde e bem estar.

As reportagens de Hélio Costa nos Estados Unidos sobre os avanços da medicina eram um clássico, matérias de 20, 25 minutos, difíceis de sustentar hoje, e na época o programa era uma das maiores audiências da casa. Itamar era obcecado por saúde e caminhava todos os dias de sua casa em Ipanema à TV Globo no Jardim Botânico. Se hoje nos obrigamos a caminhar diariamente muito se deve à campanha que Itamar promovia no Fantástico pela prática de atividades físicas.

Já tinha mais de 50 anos, quando trabalhei com ele; era final dos 80, início dos 90, eu tinha trabalhado no Jornal do Brasil e começava na TV. Era um aprendizado constante. Pelo cuidado na pauta, pela composição das matérias. Nos domingos, chegava às sete da manhã para revisar e finalizar todo o programa. Pedia um sanduíche de mortadela para comer na sala e regia a edição num telão como se fosse uma orquestra. Parava para corrigir uma imagem, que pedia mais tempo, um texto que não carregava a ênfase necessária, uma entrevista mal conduzida… Como notas fora do tom. Só saía quando o programa terminava, depois das dez da noite. Eu o acompanhava e, invariavelmente, acordava destruído na segunda-feira.

Era cheio de rituais, manias e superstições, distribuía santos e orações a quem o visitava. Difícil acreditar que a Covid o pegou. Lavava as mãos com álcool o tempo todo, na sala do quinto andar, de onde quase não saia. Era difícil trabalhar com ele. Podia ficar dois ou três dias amadurecendo o roteiro da semana. Só se convencia quando terminava a chamada da programação. Podia levar cinco horas fazendo uma chamada! Naquele momento, podia dizer se o programa seria bom ou não e que audiência teria. Difícil era garantir que a reportagem fosse tão boa quanto a chamada…

Com o tempo foi se isolando, desconfiado de todo mundo. Saiu do Fantástico. Se tornou diretor de Reportagem do Jornalismo da Globo. Mas foi chamado às pressas, menos de um ano depois, para socorrer o programa, quando o Fantástico começou a ter problemas de audiência. Me levou com ele. A mudança foi anunciada de uma hora para outra. Itamar estava fora, acompanhando a mãe numa cirurgia em São Paulo. Era uma das raras coisas que poderia afastá-lo da TV: a família e Miracema.

Cuidei de todo o programa, de toda a produção para a edição. Itamar só conseguiu chegar ao Rio na sexta-feira, na hora que finalizávamos a chamada. Ele viu o roteiro e decidiu mudar a estrutura da chamada. Criou o que chamamos de “cartola”. Uma palavra que remete ao assunto, como nas editorias dos jornais: cidade, economia, saúde, política, esportes. Digo que criou porque as “editorias” que ele botou na chamada não eram usuais.

Maurício Kubrusly tinha feito uma entrevista na Califórnia com um personagem da família Dinossauro que fazia sucesso na época. A chamada dizia, na abertura: Alegria! Me lembro de ver como escrevia o texto e de perceber que aquilo mudava tudo. Depois vinham outras retrancas: emoção, aventura, saúde…

Eu tinha produzido o programa inteiro, mas aquela chamada mudava tudo. O Fantástico na época patinava em torno de 23 pontos de audiência. Na edição seguinte, voltou a dar 40 pontos de Ibope. A chamada do Itamar deu 40 pontos. Esse era José Itamar de Freitas. Depois veio o Luizinho, mas essa é outra história… É o que eu tenho a declarar, Itamar, descanse em paz, no lugar que merece.

Uma anedota do Itamar, se você resistiu na leitura até aqui. Itamar morria de medo do Boni. Ficava nervoso quando o Boni ligava. Tinham trabalhado juntos e chegaram a ser bem próximos. Mas nesta altura, o Boni já era o “todo-poderoso Boni” e Itamar não sabia reagir bem aos comentários, críticas e interferências.

Muitas vezes vi quando ele pedia para dizer que não estava, embora nunca saísse da sala. Contou que uma vez teve uma dúvida sobre uma reportagem a ser exibida no Fantástico e dividiu o problema com o Boni. Boni disse que era para exibir, sem nenhum problema. No domingo, durante o Fantástico, Itamar no controle de exibição, o telefone toca: é o Boni, ferindo um trato que tinham, de nunca discutir durante o programa, mas de fazer as avaliações depois.

Boni disparou, no jeito acelerado, que os imitadores repetem sempre da mesma forma: “pôrra, pôrra, Itamar, que pôrra é essa?”. Era justamente a reportagem discutida. Boni não deu chance de nenhum comentário. Emendou. Não quero saber, Itamar. Quero você amanhã cedo na minha sala… Itamar ficava desconcertado nestas situações. Provavelmente não dormiu. Segunda-feira era seu dia sagrado de folga, único dia que não ia à TV. Lá estava às nove na sala do Boni. Boni não apareceu. Voltou no dia seguinte, ficou na espera, Boni não o atendeu. Na quarta-feira, prestes a enfartar, e contra seu feitio, Itamar pegou o telefone e pediu para a secretária interromper o Boni. Disse que ligava por causa da ligação de domingo, por causa da matéria…

Mas a conversa foi rápida: “Pôrra Itamar, não ia te chamar aqui na segunda, nunca, né? É que o doutor Roberto Marinho estava comigo e reclamou da matéria, eu tinha que fazer alguma coisa…”. Anos mais tarde, toda essa tensão custou de fato um enfarte a Itamar, que fez uma ponte de safena. Boni poderá desmentir essa história, conto como ouvi, e por isso não me protegi com teria, seria e disse-quês… Talvez Itamar tenha romanceado… Faz parte do ofício do contador de história. 

Nota: transcrito na íntegra do Observatório da Imprensa / Seção Memória, Edição 1095, de 7 de julho de 2020. 

quarta-feira, 22 de julho de 2020

VIVER COM SAÚDE: EMAGRECER SEM FAZER ESFORÇO (2ª PARTE)


Emagrecer naturalmente e sem fazer esforço é o sonho de todos os que estão um pouco ou muito acima do peso. Isso não é impossível: trocar alguns itens de sua alimentação ou alguns hábitos pode fazer você perder uns quilinhos. E sempre converse com seu médico sobre as opções que pretende adotar.

Tome chá verde (sem açúcar):
O chá verde é uma bebida natural que contém inúmeros antioxidantes, e a ingestão desse chá provoca a queima de gordura e perda de peso. O chá verde matchá, em pó ou moído, é considerado mais potente que o chá verde regular

Evite calorias líquidas:
As calorias líquidas vêm de bebidas açucaradas como os sucos de fruta, leite com chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas

Corte os carboidratos:
Dietas com baixo número de carboidratos são muito eficazes para a perda de peso. Limitando os carboidratos, o indivíduo vai comer mais proteínas e gorduras, reduzindo o apetite e, consequentemente, perdendo peso mais rapidamente do que com dietas comuns

Tenha um estoque de alimentos saudáveis:
Estudos mostram que os alimentos que mantemos em casa afetam muito o comportamento e o peso do indivíduo, por isso, é sempre importante ter alimentos saudáveis disponíveis e de fácil consumo, o que vai reduzir muito as chances de você cair em tentação e consumir alimentos menos saudáveis. Dê preferência às frutas, iogurte, nozes, cenoura e ovos cozidos

Coma mais frutas e vegetais:
Além de serem ricos em nutrientes, água e fibras, as frutas e vegetais normalmente têm baixa caloria, o que permite que o indivíduo coma grandes porções

Limite a ingestão de carboidratos refinados:
O processo utilizado para refinar os grãos e farinhas elimina os principais nutrientes das comidas. As principais fontes de carboidratos refinados são a farinha branca, pão branco, arroz branco, refrigerantes, doces, lanches, massas, cereais e açúcar refinado

Inclua pimentas em suas refeições:
A capsaicina contida nas pimentas faz aumentar o metabolismo e consequentemente a queima de gordura e também pode reduzir o apetite

Substitua gordura por óleo de coco:
O óleo de coco é rico em gorduras que fazem bem ao organismo. A ingestão do óleo de coco aumenta o metabolismo e ajuda a comer menos calorias, além de favorecer a perda de gordura abdominal

Abuse dos probióticos:

Os probióticos são bactérias vivas benéficas à saúde, que auxiliam na digestão e na saúde do coração. Alguns estudos provam que pessoas obesas ou com sobrepeso tendem a ter diferentes bactérias no intestino, e os probióticos podem ajudar a regular as bactérias intestinais saudáveis, bloqueando a absorção de gordura, reduzindo o apetite e algumas inflamações

Texto Bol Notícias. 

terça-feira, 21 de julho de 2020

VIVER COM SAÚDE: EMAGRECER SEM FAZER ESFORÇO (1ª PARTE)


Emagrecer naturalmente e sem fazer esforço é o sonho de todos os que estão um pouco ou muito acima do peso. Isso não é impossível: trocar alguns itens de sua alimentação ou alguns hábitos pode fazer você perder uns quilinhos. E sempre converse com seu médico sobre as opções que pretende adotar.

Consuma alimentos naturais:
Os alimentos naturais fornecem mais nutrientes essenciais para que seu organismo funcione corretamente. Além disso, eles têm menos açúcares adicionados.

Evite alimentos processados:
Eles, geralmente, são ricos em açúcares adicionados e gorduras, além de terem sido pensados para fazer você comer mais, sendo mais viciantes do que os alimentos não processados

Beba água:
Sem dúvida, o consumo de água vai ajudar você a perder peso. Meio litro de água pode aumentar as calorias que você queima em até 30%. Beber água antes das refeições também pede levar a ingestão de menos calorias, especialmente para as pessoas de meia-idade e mais velhos. Além disso, substituir sucos e refrigerantes, ricos em calorias e açúcar, por água, vai fazer você realmente perder peso

Acrescente proteínas à sua dieta:
A proteína é o rei dos nutrientes quando o assunto é perda de peso. Seu corpo queima calorias apenas pelo fato de estar digerindo e metabolizando as proteínas que você come, ou seja, uma dieta rica em proteínas pode aumentar o metabolismo e queimar entre 80 e 100 calorias por dia. Além disso, estudos mostram que uma dieta rica em proteínas pode fazer você se sentir mais satisfeito e reduzir o apetite, fazendo consumir cerca de 400 calorias a menos por dia

Controle os alimentos com açúcar adicionado:
O consumo de uma grande quantidade de açúcar está relacionado a doenças importantes como as cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Em média, os americanos consomem 15 colheres de chá de açúcar por dia, e este montante está normalmente escondido em vários alimentos processados, o que faz com que o indivíduo consuma açúcar sem perceber

Coma mais ovos:
Os ovos são o melhor alimento para a perda de peso. Além de baratos, apresentam baixa caloria e são ricos em proteínas, o que ajuda a reduzir o apetite. Se você comer ovos no café da manhã pode perder até 65% a mais de peso ao longo de oito semanas se comparado com uma pessoa que não coma. Essa atitude também vai ajudar a comer menos calorias durante o restante do dia. 

Use pratos pequenos:
Alguns estudos demonstraram que o uso de pratos menores ajuda o indivíduo a comer menos, porque muda a forma como a pessoa vê o tamanho das porções. Se você tem o hábito de encher o prato, certamente vai comer menos se encher um prato menor

Tome café (sem açúcar):
O café é uma bebida saudável, com pouquíssimas calorias, e que contém antioxidante e outros elementos benéficos à saúde. Beber café pode fazer o indivíduo perder peso, aumentando os níveis de energia e a quantidade de calorias que você queima. A cafeína contida no café pode aumentar o seu metabolismo entre 3% e 11% e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Continua...

Bol Notícias 

sábado, 18 de julho de 2020

IGREJA MATRIZ DE MIRACEMA – POR JOSÉ ERASMO TOSTES



Foi inaugurada em 03 de Maio de 1900. O projeto da construção foi de um engenheiro alemão, usando estilo gótico com as torres em tamanho menor. Um grupo dissidente queria que fosse feita a obra da Igreja no triângulo entre a Rua Salvador Ciuffo e Avenida Eiras, logo abaixo da estação ferroviária. Joaquim de Araujo Padilha mandou fazer um sobrado com fundos para frente da atual Igreja, para entravar a obra, mas foi mandado demolir em 1931 pelo Prefeito Altivo Linhares. Em 1922, o Padre Julio Braga construiu as escadarias que dão acesso à Matriz e, em 1931, foi construída a praça em frente à Matriz. O primeiro nomeado foi o Cônego José Thomás de Aquino que se destacou na emancipação de Miracema com um discurso pronunciado pela causa da separação.

Em 1936, foi nomeado o Padre Jeferson Valgueiro Diniz que construiu a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Em 1938, foi nomeado o padre José Nicodemos do Santos que denunciou o Tenente Coracy por maus tratos aos presos que trabalhavam na construção do Campo de Aviação. Em 1939, na festa de Corpus Christi, foi inaugurado o novo sacrário por Dom José Pereira Alves, Bispo de Niterói.

Em 1945, foi nomeado o Padre Joaquim Taumaturgo que construiu a Casa Paroquial. Foram alteradas as torres da Igreja, adquiridos bancos novos feitos na serraria de Melchiades Cardoso e dois sinos novos, doação de Marcelino Pereira Tostes, Marcelino Tostes Jr e Antonio Ventura Coimbra Lopes.

Em 1966, foi construído o Salão Paroquial pelo Padre Jerônimo Bartem, Padre Crúzio, com projeto do Engenheiro Expedito Antônio. Em 1973, Padre José Olavo Pires Trindade remodelou a Matriz com nova pintura, piso de mármore no altar-mor e a construção do calvário com as estações da via sacra.

O padre Carlos do Nascimento, em 1984, iniciou a construção das Igrejas: Nossa Senhora Aparecida projetada pelo engenheiro Expedito Antônio, na Cehab, e Santa Teresinha no Bairro Santa Tereza. As obras foram concluídas pelo padre Luiz Carlos Amorim.

Padre Matheus, atualmente Monsenhor, atua desde 1990. Construiu a Capela do Santíssimo Sacramento, em 1991, que foi inaugurada pelo Bispo Diocesano D. João Corso. Em 2002, o Salão Paroquial foi acrescido por mais um andar. No dia 14 de Maio de 2014, após 114 anos de fundação, a nossa Matriz sofreu uma completa reforma desde o telhado, forro, altares, parte elétrica com nova iluminação, os lustres todos passaram por uma revisão e limpeza e as portas todas pintadas.

Obra que levou uns dois anos para ser concluída com a ajuda dos fieis e a colaboração espontânea do Museólogo Gustavo Oliveira Tostes. Com pouca ajuda e muitas promessas de políticos, com exceção do Prefeito Juedyr Orçay que doou trinta mil reais. A missa foi rezada pelo Bispo de Campos Dom Roberto Francisco com a presença de padres de outras localidades. Engenheiros e operários foram homenageados pelo bispo de Campos. A IGREJA MATRIZ não comportou o numero de pessoas que vieram rezar e prestigiar a solenidade, pois muitas ficaram em pé ou pelo lado de fora.

sábado, 4 de julho de 2020

JULGAR OU NÃO AS PESSOAS PRECIPITADAMENTE: O FINAL DA HISTÓRIA É MAIS DO QUE EMOCIONANTE


Infelizmente, nós, humanos, temos a (péssima) habilidade de julgar as pessoas rapidamente e, pior, sem qualquer tipo de conhecimento sobre as situações que elas estão vivendo no momento. Dificilmente nos colocamos no lugar do outro quando não sabemos pelo que estão passando. A história a seguir é um exemplo comovente disso. Ela nos ensina a não nos precipitarmos nos julgamentos, mesmo nos momentos mais difíceis.

Tudo começou quando um médico foi chamado às pressas ao hospital para fazer uma cirurgia em um garotinho. Depois de receber o chamado do hospital, o médico trocou de roupas rapidamente, chegou ao hospital em alguns minutos e seguiu direto ao centro cirúrgico.

Ao chegar ao local, encontrou o pai do garoto andando para lá e para cá no corredor esperando por ele.

Ao vê-lo, o pai gritou: “POR QUE VOCÊ DEMOROU TANTO? VOCÊ NÃO SABE QUE A VIDA DO MEU FILHO ESTÁ EM PERIGO? VOCÊ NÃO TEM NENHUM SENSO DE RESPONSABILIDADE?”

O médico apenas sorriu e respondeu: “Me desculpe. Eu não estava no hospital e vim o mais rápido que pude depois de receber a ligação e, agora, por favor, se acalme para que eu possa fazer o meu trabalho”.

“ACALMAR-ME? E se fosse o seu filho naquela sala de cirurgia agora, você ficaria calmo? Se o seu próprio filho morre enquanto espera pelo médico, o que você faz?”, respondeu nervosamente o pai.

Mais uma vez, o médico sorriu e respondeu: “faremos o nosso melhor com a ajuda de Deus e você deveria rezar pela saúde de seu filho também”. 

“Dar conselhos quando não está preocupado é muito fácil”, resmungou o pai do garoto.

A cirurgia durou algumas horas e, quando o médico saiu do centro cirúrgico feliz, deu a boa notícia ao pai do garoto: “Graças a Deus, o seu filho está salvo!”

Sem esperar pela resposta do pai, ele se despediu correndo: “se tiver qualquer dúvida, fale com a enfermeira.”

“Que arrogância! Não dava para ele esperar alguns minutos enquanto eu perguntava mais sobre o estado do meu filho?”, o pai comentou com a enfermeira quando ela chegou logo após a saída do médico.

Com lágrimas nos olhos, a enfermeira respondeu: “o filho dele faleceu ontem em um acidente de carro. Ele estava no enterro quando ligamos para que ele fizesse a cirurgia do seu filho.”

E continuou: “agora que ele salvou o seu filho, voltou para terminar o enterro do filho dele”.

É muito importante que não façamos isso quando nos deparamos com alguém que não conhecemos e, consequentemente, não sabemos nada sobre sua vida. Cuidadores como médicos e enfermeiras, por exemplo, quase nunca recebem o valor que merecem e, mesmo assim, estão lá para nos ajudar todos os dias, salvando vidas.

Estes profissionais trabalham períodos longos e estressantes, apesar de terem suas vidas particulares, sentimentos e seus próprios problemas. Professores, garçons, garis, enfim, todos merecem o respeito que gostaríamos de ver dispensado para conosco.