sexta-feira, 15 de outubro de 2021

SER PROFESSOR É...

 


Antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor. Como já dizia o mestre Paulo Freire: “Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador, acima de tudo por que sinto amor.”

 

Ser professor é muito mais que ministrar aulas.

Ser professor é ocupar lugar de destaque na vida de muita gente. A responsabilidade é grande, mas não chega aos pés da gratificante certeza de colaborar para a formação de seres humanos.

Porque o verdadeiro mestre não se restringe apenas ao intelectual, ele incentiva o amadurecer, o construir, o viver.

Ser professor é saber ensinar e educar, mas também aprender com seus alunos e constantemente renovar suas aprendizagens.

Ser professor é formar o médico, o dentista, o engenheiro, o advogado. É a única profissão capaz de formar as demais profissões.

Ser professor é sempre ser lembrado por alguém, ainda que se passem muitos anos, será parado na rua e ouvirá: lembra-se de mim? Você foi meu professor! Isso é tão gratificante e bonito, que já vale tudo o que foi passado.

Por acaso você já parou para pensar a falta que ele faz?

Por acaso você já parou para pensar o quanto ele é mal remunerado?

Uma profissão linda e que merece todo o nosso respeito, não somente no dia dedicado ao Mestre, mas em todos os dias do ano.

Uma lembrança especial para minha esposa, Renata Titoneli Assad Rangel, que abraçou essa profissão com muita dedicação e amor.

 

PARABÉNS AOS MESTRES DA ATIVA E AOS QUE JÁ ESTÃO DESCANSANDO!

 

Lembro-me que no tempo de estudante o “respeito pelo mestre” era igual – ou até maior – ao que tínhamos por nossos pais. Hoje, o “respeito” é uma palavra que sumiu de nosso convívio do dia a dia. O respeito permite que as pessoas cultivem o valor da paz, numa convivência saudável em respeitar as opiniões e sugestões dos outros. Somente através do respeito é possível valorizar a qualidade do próximo.

 

Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas, pedagógicas e afetivas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno. É uma das profissões mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra “A República”, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.

 

A palavra professor vem de “professar”, que, além de lecionar, significa “declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta”. É muito difícil definir numa só palavra a importância do professor para a humanidade. Um trabalho nobre, sem o devido reconhecimento em nossa sociedade.

 

MEUS PROFESSORES

 

Não sei se é justo tentar relacionar o maior número possível de nomes dos professores que fizeram parte da minha história escolar, pois certamente deixarei de citar alguns, e farei com isso uma injustiça. Mesmo assim, resolvi arriscar.

Tudo começou com a Dona Ana Maria Siqueira, e por aí adiante todos os demais mestres tiveram participação especial em cada momento de tudo que aprendi na escola.

 

Dando sequência aos nomes: Marília Magalhães, Regina Freitas (de Pádua), Sebastiana Moreira, Geotana Mercante, Gilza Alexandre Alvim, Lucy Pestana, Vera Mota, Vera Alvim, Maria Auxiliadora Cunha, Cilinha Botelho, Maria do Carmo Schueler, Maria do Carmo Tostes, Maria Crisolina Moura, Ribeirinho (de Palma), Maria José Nunes Tostes, Maria Tereza Poly, Maria do Amparo, Mathildes Maria, Yara Tancredi, Geusa Alexandre Alvim, Gilda Tostes, Luiz Delco Junqueira, Hélio Nascimento, José Viana, Oscar de Paula, Afrânio Franco, Edyr Olivier Tostes, João Felicíssimo, Rosane Correa, June Carvalho, Solange Moreira, Solange Amaral, Adilson Cagiano, Luiz Eduardo Amaral (Piazza), Luizão da Ótica, Carlos Rubens Caldas (Lolobe), José Antônio Gualter (Capitão), José Maria de Oliveira, Conceição Garcia, Jorge Garcia, Lucíola Moreira, Pastor Roberto da Silva Carvalho, Célia Azevedo, Bernadete Rizzo, Darcy Aníbal, entre outros...

 

Finalizando, deixo essa mensagem de Albert Einstein: “A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário