domingo, 15 de novembro de 2020

PARABÉNS, FLAMENGO, PELO SEU ANIVERSÁRIO!


O Clube de Regatas Flamengo foi fundado no dia 17 de Novembro de 1895 – porém, simbolicamente, comemora-se no dia 15, data da Proclamação da República e feriado nacional – no velho casarão colonial do nº 22 da Praia do Flamengo, com o nome "GRUPO DE REGATAS DO FLAMENGO", que mudaria para Clube de Regatas do Flamengo em 1902.  

As primeiras cores: Azul – da Baía da Guanabara, e o Ouro – das riquezas brasileiras, que em 1896 são trocadas para o Vermelho e Preto, devido ao Azul e Ouro desbotarem com muita facilidade por causa da salinidade das águas da Baía da Guanabara e do sol, além da dificuldade na importação do tecido da França e da Inglaterra.

O futebol do Flamengo só começou em 1911, depois do conhecido episódio da cisão no Fluminense. No dia 3 de outubro, dois dias depois da conquista do título carioca pelo time das Laranjeiras, nove ex-campeões deixaram o Tricolor, brigados, e foram para o Flamengo, criando a seção de futebol. Em 08 de outubro o Flamengo aprova o ingresso dos novos sócios e a criação do time de futebol, que após a assembleia geral de 24 de novembro, o Clube de Regatas do Flamengo criou, oficialmente, o seu departamento de futebol e convidou Alberto Borghet para dirigi-lo.

O Flamengo disputou seu primeiro jogo de futebol no Campeonato Carioca de 1912, no dia 03 de maio. Goleou o Mangueira, time da fábrica de Chapéus Mangueira, por 16 a 2, no campo do América. Gustavo de Carvalho marcou o primeiro gol e mais quatro da goleada. O primeiro Fla-Flu aconteceu no dia 07 de julho de 1912, no campo das Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca, e o Tricolor venceu por 3 a 2, apesar de nove de seus ex-jogadores estarem defendendo o rubro-negro. O Flamengo fez uma excelente campanha em seu primeiro ano no futebol, quando obteve nove vitórias em 13 jogos e chegou ao vice-campeonato carioca.

O primeiro título estadual veio logo em 1914 e o bicampeonato em 1915, consolidando de vez o futebol no clube. Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Zizinho, Dida e Zico, citando apenas alguns de inúmeros craques que já vestiram a camisa rubro-negra, e que foram peças fundamentais no crescimento do clube ao longo dos anos.  O Flamengo tornou-se um time de massa e com uma marca muito expressiva no esporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário