domingo, 23 de abril de 2017

UM RECADO PARA OS APAIXONADOS PELO CICLISMO – POR VICTOR TITONELLI


Síndrome da compressão do nervo ulnar no ciclista. Também conhecida como paralisia do ciclista ou Síndrome do canal de guyon.

O nervo ulnar um dos mais importantes nervos da mão, pode ser comprimido numa região do punho, chamada canal de Guyon e pode trazer sintomas incapacitantes ao atleta.

Sintomas:
* alterações de sensibilidade (frio, choque, dormência, intolerância ao calor) na região ulnar da mão, ou seja, metade do dedo anelar e todo o dedo
* alterações motoras (diminuição de força de preensão e mobilidade na mão)
* dor
* atrofia da musculatura da mão

Esses sintomas geralmente aparecem após longas distâncias percorridas de Bike, práticas de downhill ou montain bike. Podem ser encontradas também em motociclistas, e em alguns trabalhadores que fazem atividade de repetição em variadas profissões.

Muito importante o adequado diagnóstico dessa patologia, pois se não tratada a tempo e de forma correta, a atrofia causada na mão pode ser irreversível, fazendo com isso, que o atleta tenha que descontinuar a prática do esporte.

O tratamento não cirúrgico é tentado inicialmente com fisioterapia, medicações, talas protetoras, porém caso não haja êxito com o mesmo, após 3 meses, o tratamento cirúrgico através da descompressão do canal deve ser realizado.


Algumas medidas práticas a serem adotadas na prevenção e tratamento são: ajuste adequado do guidão, pedal e assento para que não haja hiperpressão sobre o punho, pausa durante a prática de longas distâncias percorridas, mudança na posição da mão no guidão frequentemente. Em casos de queixas como esta, procure seu ortopedista.

Victor Titonelli é médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho.
Trabalha no INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário