terça-feira, 4 de abril de 2017

FAUSTO DOS SANTOS - MARAVILHA NEGRA: PRIMEIRO BRASILEIRO A JOGAR NO BARCELONA, DA ESPANHA


Fausto nasceu na cidade maranhense de Codó no dia 28 de fevereiro de 1905, mas mudou-se ainda menino para o Rio de Janeiro. Começou sua carreira no Bangu - 68 jogos e 5 gols, sendo em seguida negociado com o Vasco – 145 jogos e 13 gols (campeão carioca em 1929 e 1934). Jogou depois por Barcelona (Espanha), Young Fellows (Suíça), Nacional (Uruguai) e Flamengo, onde encerrou a carreira, em 1938, já declinando fisicamente e atuando como zagueiro central. Já apresentava os primeiros sinais da doença que o levaria à morte. Quando retornou da Suíça, sagrou-se campeão carioca em 1934, pelo Vasco.

Com seu elegante estilo de matadas no peito, exímio controle de bola e passes longos, esse mulato alto e forte foi o primeiro de uma escola brasileira de jogadores clássicos de meio campo. Um verdadeiro “maestro” dentro das quatro linhas. Jamais brincava em serviço, sendo vigoroso na liderança dos companheiros. Foi considerado o melhor jogador de sua posição nas décadas de 20 e 30.

Jaguaré e Fausto 
Disputando a Copa do Mundo no Uruguai, em 1930, foi chamado de “Maravilha Negra” em razão de sua atuação no mundial. Defendeu o Brasil em 6 jogos, sendo 4 oficiais. Jogando no Barcelona sofreu atos discriminatórios por ser negro. Foi o primeiro brasileiro – ao lado do goleiro Jaguaré – a defender o Barcelona, entre os anos 1931 e 1932. Foi contratado ao Vasco durante uma excursão do time à Espanha. Jogou 30 partidas e marcou 3 gols, todas amistosas, já que naquela época jogadores estrangeiros não podiam disputar partidas oficiais.

Morreu novo, aos 34 anos, esquecido e na miséria, vítima de tuberculose, em um sanatório na cidade mineira de Santos Dumont, em 28 de março de 1939.

Triste fim para um craque do futebol brasileiro, que defendendo o Barcelona em um jogo na cidade de Paris, recebeu do jornal “France Football” este elogio: “Ele faz com espantosa facilidade o que outros fariam com um esforço sobre-humano. Fausto, com seu futebol maravilhoso, veio ensinar à Europa como jogar um Center-half”.

Fausto dos Santos teve uma das carreiras mais brilhantes, rápidas e trágicas do futebol brasileiro.  


5 comentários:

  1. Deveriam falar mais deste atleta ,na rede globo,grande materia

    ResponderExcluir
  2. Quantas historias perdidas, ainda bem que tem pessoas que correm atrás e dividem conosco essas histórias

    ResponderExcluir
  3. Muito bom conhecer a história ainda que trágica de mais um craque brasileiro na acepção da palavra.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber desses gdes jogadores do passado q infelizmente faleceu muito novo com doença da época q não tinha muito recurso em cura

    ResponderExcluir