terça-feira, 31 de maio de 2016

HISTÓRIAS DA LOJA LEADER




Os fundadores da Leader venderam muitos doces caseiros antes de sonhar com a construção do império varejista. Aproveitou o conhecimento do pai, o ferroviário Octavio Machado Gouvêa, para montar uma barraquinha de quitutes feitos pela mãe na estação de trem da cidade de Palma, na Zona da Mata de Minas Gerais.

Passada a fase de vendedor ambulante na estação de trem, Newton Fernandes Gouvêa foi trabalhar, em 1941, como caixeiro em um armarinho, no seu primeiro e último emprego onde teve um patrão. Em menos de dois anos já estava gerenciando o comércio e ampliando o negócio do chefe. Chamou o tio, o lavrador Omar Machado Gouvêa, para trabalhar a seu lado no estabelecimento.

Em 1951, com o tio Omar e o irmão Laênio Fernandes Gouvêa, Newton conseguiu ser dono do próprio negócio, um bar na cidade de Miracema, no interior do Rio de Janeiro, onde jogava futebol. Por uma garrucha, um carro velho e algumas notas promissórias, eles compraram um bar, o Bar Leader. Um ano e meio depois, os sócios trocaram o bar por um bazar, um armarinho onde vendiam tecidos e outras utilidades. “Bar não era o nosso negócio. Sabíamos vender tecido, roupas, calçados”, lembra Laênio, de 80 anos.

Sucesso quebrou ex-patrão

Com criatividade e cheques pré-datados, o trio de sócios conseguiu abrir o Bazar Leader. Venderam todo o estoque de bebidas do bar que compraram e, com o dinheiro, compraram outro estabelecimento, desta vez uma loja, localizada na cidade de Palma, sua terra natal. Para abastecer o bazar, Newton viajou ao Rio, onde encontrava produtos para vender na loja do antigo patrão. Com pouco dinheiro e alguns cheques, ele conseguiu encher o caminhão com o crédito que herdara do emprego anterior na Rua da Alfândega.

Loja em Palma (MG). Fotografia cedida por Beto Metri

“Abrimos nossa primeira loja no peito e na raça, sem dinheiro. Mas o Newton tinha crédito através do Araújo na Rua da Alfândega, onde já havia um mercado atacadista de tecidos e de armarinhos”, conta Laênio, hoje com 80 anos. “Ele partiu com muito pouco dinheiro, mas conseguiu mesmo assim encher a loja e foi um sucesso estrondoso, porque vendíamos muito barato”, acrescenta o irmão do presidente do Conselho de Administração da Leader.

O “sucesso estrondoso”, contam os fundadores da rede varejista, quebrou o maior concorrente dos Gouvêa na cidade. Detalhe: o concorrente quebrado em questão era o antigo patrão de Newton, o Sr. Araújo. “Nosso armarinho fez tanto sucesso que o nosso maior concorrente, o ex-patrão do Newton, teve que fechar a loja”, disse, ao lado dos outros sócios. “Ele era rico, fazendeiro, tinha muitas lojas e continuou nosso amigo, gostava muito do Newton”.

Miracema. Foto internet
 “Fios puxadinhos”

Quinze dias após a inauguração, a primeira loja Leader estava vazia; venderam tudo, segundo contam os Gouvêa. “Tivemos que disfarçar os buracos com cobertor, para a clientela não ver que estávamos sem estoque algum”, lembra Laênio. O Newton teve de voltar rapidamente ao Rio para comprar mais produtos no atacado da Rua da Alfândega.

Logo Newton descobriu o mercado de São Paulo, que vendia mais barato, e passou a ser abastecido por fabricantes paulistas. “Nosso grande sucesso foi minha ida para SP”, lembra o presidente do Conselho de Administração da Leader.

Foi em SP que Newton desenvolveu uma técnica que, segundo eles, foi decisiva para ganhar tanto mercado. Compravam produtos com pequenos defeitos e ganhavam “enormes” descontos para revender pelo terço do preço que praticavam seus concorrentes. “O Newton procurava produtos com leves defeitos, bules descascados, tecidos com fios puxadinhos. Era um sucesso porque aquele pessoal com baixo poder aquisitivo não ligava para esses defeitos praticamente imperceptíveis. Se o bule custava nove cruzeiros, a gente vendia por um”.

Bazar Leader em Miracema. Fotografia cedida por Beto Metri
A fama de barateiros chegou às cidades vizinhas e os Gouvêa passaram a vender para comerciantes das redondezas. Descobriram o filão do atacado e compraram caminhões para abastecer lojas em Minas e no Rio. Vendiam de tudo um pouco, entre tecidos, roupas, calçados, perfumes, arreios para cavalos, violões. Além disso, ainda na década de 50, abriram outras lojas no interior e contaram com os cunhados Júlio Corrêa e Marcelo Barros Torres.

O vendedor de bombons José Castro, que foi trabalhar para eles na loja de Palma como auxiliar de serviços gerais (inclusive como faxineiro) foi convidado a abrir uma filial em Itaperuna (RJ) e se tornar sócio. “Foi trazendo aqueles elementos que tinha visão, pessoas de confiança para que tenhamos sucesso, tinha visão, teve do tio, tinha visão de pessoas, talentos”, conta José de Castro.

Crédito e mimos

Os fundadores da Leader lembram que vendiam a quilo produtos encalhados no estoque. Foi o que aconteceu com alguns sapatos, que ninguém conseguia vender. Além da venda a quilo e do garimpo de produtos “levemente” defeituosos para comprá-los e revendê-los mais barato, uma estratégia que deu certo foram os mimos para os clientes, como pegá-los no ponto de ônibus e pagar-lhes um café. Outra tática, que não era comum na época, foi conceder crédito. Aprenderam a vender fiado com o irmão mais velho, Dirceu Gouvêa, que tinha um negócio próprio em Niterói, próximo à capital.

Em 1966, já com três unidades no interior do estado do Rio, a Empresa chegou à cidade de Niterói (RJ). Em 1970, nasceu a União de Lojas Leader S.A. “Não tínhamos mais para onde crescer no interior e viemos para Niterói, atraídos pelo Dirceu”, conta Newton.

Os irmãos Dirceu, Newton e Laênio. Foto da internet de 2011. 
Na década de 80, com 10 lojas de departamento, os fundadores da Leader começaram a profissionalizar a gestão. Iniciaram com os próprios filhos, que os sucederam no comando.
Newton Gouvêa. Foto da internet
O primeiro a assumir as rédeas da empresa foi Carlos Alberto Corrêa, filho de Júlio Corrêa, cunhado de Newton. “Foi uma das situações mais difíceis por que passei na vida. Eu sabia que o meu sobrinho estava mais preparado que os meus filhos naquela ocasião. Chamei um de cada vez na minha sala e eles reconheceram isso”, lembra o fundador da Leader.

Texto de Sabrina Lorenzi, iG, de 13/06/2011 
Publicado no Blog Vagalume

Nota do Blog: o senhor Newton faleceu em 1º de maio de 2015, aos 90 anos.


12 comentários:

  1. Parabéns meu amigo Tadeu, seu blog é muito interessante. Gostei muito dessa e outras matérias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo, pela força e por estar sempre participando conosco.

      Excluir
    2. Como e gratificante seu blog me faz lembrar onde vivi minha infância

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog e as histórias. Minha mãe trabalhou no Bazar Leader em Palma.
    Adolfo Lúcio
    Brasília - DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro da Luzia na Leader de Palma. Excelente funcionária.

      Excluir
  3. Obrigado, Adolfo! É muito gratificante compartilhar histórias e memórias da nossa cidade e região. A história existe para ser contada e os mais jovens precisam, além de conhecê-la, dar o merecido valor a quem deve.

    ResponderExcluir
  4. Mto interessante a história da Leader , começou aqui no norte fluminense e se expandiu pelo Brasil , é bom resgatar essas histórias.

    ResponderExcluir
  5. Contei este fato para uma funcionária da Leader em Cabo frio rj onde moro pois sou de Miracema ela achou incrível

    ResponderExcluir
  6. E isso ai, trabalho e perseverança parabéns lojas Líder.

    Estou perpetuando a minha.
    "Ademir de Souza"
    Histórico artístico completo no link. https://pt.gravatar.com/ademirdesouzablog

    Cheguei a São Gonçalo aos três anos de idade, vindo de Bom Jardim Distrito de Bom Jesus do Itabapoana RJ. Minha terra natal, meus familiares se encontravam nos fins de semana em reuniões musicais. Todos participavam cantando ou tocando algum instrumento ou dançando, na cozinha a anfitriã caprichava no pastelzinho e na batida de limão, vários quitutes e aperitivos. Ali já começava a despertar meu dom para a música a arte e a poesia, mais aos (12) doze anos de idade vi essa trajetória ser interrompida, minha mãe sem condições de nos manter na escola eu e meu irmão, teve que aceitar a nossa ida para o colégio interno, Aprendizado Agrícola de Sacra Família no município de Paulo de Frontin RJ. Onde fiquei até os (18) dezoito anos de idade, dali tive que cuidar da minha vida e da minha família, minha primeira oportunidade de trabalho foi como servente de pedreiro, mais com grande aptidão para o aprendizado, tornei-me um profissional em pouco tempo, e já aos (23) vinte e três anos trabalhava por conta própria no seguimento da construção civil, ainda menino com pouco acesso as revistas e rádio assimilava as melodias das músicas de sucesso e criava letras intercalando com as originais sem me dar conta de que assim estava compondo, ao aprender tirar alguns acordes do violão comecei a compor pra valer e participar das rodas de samba, daí para as casas noturnas foi rápido, do violão ao cavaquinho a participação em grupos de pagodes até que assumi com meu amigo Dodinha o grupo Magia nos anos 80 obtendo grande sucesso nas reuniões de fundo de quintal, casas noturnas e clubes da cidade de São Gonçalo e Niterói RJ. Nos bairros de Itaúna, Trindade, Alcântara, Mutondo, Barreto etc. Já nos anos 90 conheci Chiquinho do Pandeiro exímio cantor de forró sendo convidado para participar do seu grupo tocando contrabaixo, assim adquirindo aprendizado nesse estilo. Ainda nos anos 90, Fiz minha incursão no mundo do samba de enredo participando no G.R.E.S. Unidos do Valéria do bairro onde eu morava Itaúna SG. RJ. Também nos anos 90 ao descobrir o talento do meu filho Fabiano e seu amigo e parceiro Leonardo lhes dei apoio para gravar um CD demo assim eles conseguiram apoio empresarial para o lançamento do CD Universo de Prazer LENE & LÉO levando-os para divulgar o trabalho. Ambientei-me com o mundo das rádios, TV(s), jornais etc. com a experiência adquirida no meio profissional da música comecei a desenvolver o meu trabalho gravei o CD Meus Caminhos com a colaboração de músicos e parceiros que tocam na noite a princípio era um trabalho sem grandes pretensões, mais a ideia foi amadurecendo e o incentivo dos amigos e Principalmente a parceria com João R. Romão da qual resultou na fundação da produtora Eventos Musicais Amantes do Samba LTDA. E.M.A.S. Produções e edições musicais. que tivemos por fim nas atividades por motivo de saúde do meu parceiro João R. Romão que hoje e saudade.
    "Nunca e tarde para se eternizar um sonho"

    ResponderExcluir
  7. Cheguei em Miracema em fins de 1954, aos 4 anos de idade, egresso de Caratinga (MG). Meu pai adotivo, o Elson “Poeta”, foi quem nos trouxe, a mim e minha mãe, para a cidade que veio a ser meu berço educacional - frequentei o Jardim de Infância Clarinda Damasceno, G. E. Dr. Ferreira da Luz e o Colégio N. S. das Graças. E fez parte de minha educação passar pelo Bazar Leader por quatro meses, aos 12 anos, como pequeno faxineiro, ganhando um Cruzeiro por mês. Lembro-me bem do Newton, sua esposa, de Laênio e de alguns funcionários da loja. Foi meu primeiro “emprego”, que teve apenas função educacional, não de suprimento financeiro.
    Isto é inesquecível.

    ResponderExcluir
  8. Miracema Santo Antonio de Padua Itaocara Aperibe conheço essa região com a palma da minha mae quando morei em Pirapetinga mg que fica na divisa com as cidades do interior do Rio de Janeiro que regiao gostosa de se viver cidades muito tranquilas e pacatas.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber dos outros irmãos se continuam vivos Omar José Laenio e Tavinhos se continuam vivos ou faleceram quando?

    ResponderExcluir