quinta-feira, 26 de maio de 2016

FILIPE ALVIM: DE PALMA PARA O VASCO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1997

Edmundo e Filipe Alvim em 1997


Filipe Alvim Maluf, nascido em Palma, cidade mineira que faz divisa com Miracema, em 13 de janeiro de 1979, teve a sua carreira prematuramente encerrada em 2004, quando atuava pelo Corinthians, depois de descobrir que estava com um problema cardíaco – uma arritmia. Obrigado a parar de jogar aos 26 anos, fez o curso de Educação Física e pretende um dia ser técnico de futebol.

Foi ainda muito jovem para as categorias de base do Vasco e dedicou oito anos de sua carreira ao time cruzmaltino, onde passou por todas as categorias desde o infantil, e lá se profissionalizou. Teve passagens também pelas categorias de base da Seleção.

Em setembro de 1997, Vasco e Internacional empatavam em São Januário. No meio do segundo tempo o técnico Antônio Lopes promove a estréia de um garoto de 18 anos chamado Filipe Alvim. No rebote da falta cobrada por Ramon, o jovem pega de primeira e garante mais uma vitória vascaína na campanha que levou o time de São Januário ao terceiro título brasileiro.
O nº 2 na Seleção Sub-20

Não conseguiu se firmar no time titular e a partir de 1999 foi emprestado ao Santa Cruz, Bahia e Coritiba. Em 2002, foi negociado com o Juventude (RS), e lá jogou até 2003.  Ficou uma temporada em Portugal, onde defendeu a Acadêmica de Coimbra. Foi contratado pelo Corinthians em 2004, e depois de realizar 17 jogos, foi diagnosticado o quadro cardíaco que o impossibilitou de seguir jogando. Sentiu-se mal na última partida do brasileiro daquele ano e foi logo substituído.

Quando jogou em Portugal teve problemas em alguns treinos e jogos, e depois de examinado nada foi constatado. Acreditavam que podia ser uma bronquite ou asma. Isso quer dizer que se continuasse jogando em Portugal, corria até risco de vida. A vinda pro Corinthians o livrou de um mal pior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário