sexta-feira, 13 de maio de 2016

ESCOLAS ESTADUAIS TERÃO ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR

Os diretores das escolas estaduais do Rio de Janeiro serão escolhidos por meio de eleição direta, com votos de professores, funcionários, alunos e pais de estudantes menores de 12 anos. É o que determina o projeto de lei 584/15, do deputado Carlos Minc (sem partido), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (12/05), em discussão única. A proposta segue agora para o governador em exercício, Francisco Dornelles, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
 "Ficamos 13 anos sem democracia nas escolas, e agora ela vai voltar graças à luta dos estudantes e dos professores. O mais importante é que não vai haver mais indicação para a direção das escolas. Tem que ser no voto", comemorou Minc.
Uma mudança aprovada no projeto garante que a candidatura não será condicionada à aprovação de um plano de gestão por parte do governo. "O plano poderia ser negado e, com isso, estar vetando alguma candidatura. Era, evidentemente, um obstáculo à democracia", afirmou o deputado Marcelo Freixo (PSol), um dos autores das emendas ao projeto.




Presidente da Comissão de Educação da Casa, o deputado Comte Bittencourt (PPS) também comemorou a aprovação. "A Comissão de Educação sempre se colocou favorável ao processo de eleição direta nas escolas do estado. Parabéns aos estudantes, que com seu movimento foram fundamentais para essa vitória, para devolvermos a democracia às escolas", discursou.


FONTE: Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário