quinta-feira, 12 de maio de 2016

O RINQUE DOS OITIS - POR BEBETO ALVIM

Oiti 
O rinque de Miracema já foi palco de muitas atividades e emoções. Eu as vivi na minha infância e na minha adolescência. Ele confrontava e ainda confronta com os fundos do Jardim de Infância, com a parte interna da Praça Dª. Ermelinda, com Parque Infantil e com a Rua Direita.
Quando criança, eu ia ver os “bailes” de Carnaval. As campânulas nos permitiam ouvir as inocentes marchinhas. Sentia-se o leve odor do “lança-perfume” e apreciava-se a performance dos mais entusiasmados dos foliões (de todas as idades) “circulando” pela pista.
Mas o que eu quero relatar é um acontecimento que nunca saiu da minha memória. Os “Gouveia” saem de Palma e montam, em Miracema, a “Casa Leader”, que carinhosamente, o povo chamava de “Casa Nova”.
Pois bem! No intuito e incrementar suas vendas, precisavam divulgar sua loja e seu nome. Para tanto, dentre outras, escolheram uma forma diferente de chamar a atenção.
Montaram um poderoso time de “futebol de salão”. Em pouco tempo, a fama corria longe e lá vinham aqueles que ousavam desafiar a nossa quase imbatível “Casa Nova”. E tomavam um severo “sapeca-iaiá”. Não raro era possível ver multidões e multidões aglomerando-se nos parcos espaços do rinque para presenciarem os embates.
Eu sempre queria chegar bem cedo para presenciar a maneira inusitada que o time adentrava a quadra. Na altura do “corner” compreendido no encontro dos fundos do Jardim de Infância e da Rua Direita, era colocada uma armação de madeira, arredondada, com cerca de dois metros de diâmetro. Como se fosse uma peneira – onde a armação seria o aro e o crivo uma imensa folha de papel com a propaganda da “Casa Nova”.
E a equipe irrompia o recinto atravessando aquela armação, rasgando o papel, com o Otavinho à frente, depois o Zé Bolão e o Amim Amim (não me lembro dos outros). Foguetório e delírio dos torcedores que ali estavam com a certeza de mais um triunfo. E vinha, mesmo” Eu me apaixonei por eles!
No dia seguinte, lá íamos nós, de dia, a tentar jogar da mesma forma. Entre um tempo e outro, alguns se aventuravam a degustar a “banana-de-macaco”. Eu só conseguia dar três mordidas naqueles oitis. Eu preferia a sombra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário