domingo, 24 de março de 2024

CRUYFF : UM GÊNIO DAS QUATRO LINHAS

 


Hendrik Johannes CRUYFF foi um dos maiores ídolos do Barcelona e ficou marcado pelo Carrossel Holandês da década de 1970, que mostrou ao mundo o conceito de “Futebol Total”. O ex-jogador defendendo o Ajax, da Holanda, ganhou a Bola de Ouro três vezes (1971, 1973 e 1974) e, em 1999, foi escolhido o jogador europeu do século pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol.


O futebol de Cruyff representava a modernidade do esporte, pois era muito rápido, extraordinariamente talentoso, com intuição, inteligente e versátil. Um jogador que deixou o seu nome marcado na história. É considerado por muitos especialistas o melhor jogador europeu de todos os tempos.


Ninguém mudou tanto a forma de jogar futebol como Cruyff, o homem que transformou a então modesta Holanda conhecida mundialmente. É difícil acreditar que o craque que corria por todas as partes do campo mal conseguia caminhar na infância. Até os dez anos de idade, Cruyff usava aparelhos ortopédicos devido a um defeito de formação nos pés. Pequeno e magro tinha dificuldades para correr. Quando a mãe viúva foi trabalhar no Ajax como faxineira, achou que o futebol ajudaria a desenvolver as pernas de seu filho e o colocou nas divisões de base do clube.


Pela seleção holandesa disputou 83 jogos e marcou 33 gols. Perdeu a Copa do Mundo de 1974, quando liderou a famosa Laranja Mecânica. Tinha como mania ou superstição, jogar com a camisa nº 14. A sua personalidade forte foi decisiva na hora de dizer não à sua participação na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, em protesto contra o regime militar ali instalado.


Cruyff se aposentou como jogador em 1984 e foi técnico de Ajax e Barcelona. Morreu vitimado por um câncer no pulmão, doença que descobriu cinco meses antes de sua morte, ocorrida em 24 de março de 2016, em Barcelona, na Espanha, aos 68 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário