segunda-feira, 28 de junho de 2021

OBESIDADE ABDOMINAL E OS RISCOS PARA O CORAÇÃO


Você sabe qual deve ser o tamanho ideal da barriga para homens e mulheres? Aquela barriguinha avantajada não é nada saudável e traz alguns perigos.

Em nossa alimentação consumimos muitas farinhas e açúcar, o que nos ajuda a ganha peso. E os riscos aumentam quando a obesidade vem acompanhada da diabetes, hipertensão, gordura no fígado ou no sangue  e taxas de colesterol  e triglicérides elevadas. A chamada obesidade visceral ou subcutânea é perigosa. O tecido adiposo armazena gordura e também acumula elementos tóxicos que interferem no metabolismo do corpo, provocando uma inflamação interna grave.  

Tudo o que ingerimos vai sendo acumulado no corpo e  se tornando gordura. Além daquela gordura que podemos tocar com as mãos, tem a gordura visceral, que fica atrás da parede abdominal, e que pode comprometer muitos órgãos com quadros de inflamação. Essa é a mais perigosa, porque aumenta a pressão arterial e a absorção de insulina.

É fácil perder a gordura embaixo da pele através de exercícios e dietas. Já a gordura visceral é mais difícil, pois vai exigir um esforço maior da pessoa.  Para saber se você tem gordura visceral, tire as medidas da sua cintura. Os homens devem ter até 90 cm e as mulheres até 80 cm. Se os resultados forem maiores, significa que você está acumulando gordura.

Então, como perder essa gordura visceral?
* Fazer uma dieta pobre em calorias: consumir alimentos naturais, cereais, evitar gorduras,  trocar frituras por grelhados;
* Exercícios físicos regulares: é fundamental queimar calorias fazendo o corpo suar.

Fonte: Vida e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário