sexta-feira, 27 de outubro de 2023

EVERALDO: O CRAQUE DA ESTRELA DOURADA

 


EVERALDO Marques da Silva nasceu em Porto Alegre-RS, em 11 de setembro de 1944. Lateral-esquerdo com forte poder de marcação, que jogava duro e sabia se impor, ótimo no desarme e um grande poder de apoio ao ataque. Já possuía naquela época características dos famosos alas.


Começou no Grêmio, depois foi para o Juventude, de Caxias, por empréstimo, retornando ao Grêmio para se firmar no futebol gaúcho e brasileiro. Foi campeão gaúcho em 1964/66/67 e 68.


Em 1972, numa partida contra o Cruzeiro, Everaldo deu um soco no árbitro José Faville Neto e foi suspenso por um ano do futebol, pena essa que foi reduzida posteriormente para seis meses. Retornou aos gramados e jogou por pouco tempo, até acontecer o fatídico acidente.


Participou da Copa do Mundo de 1970, sendo campeão da mesma. Atuou pela Seleção em 28 jogos, sendo 22 oficiais. Essa conquista rendeu uma homenagem marcante ao Everaldo. Desde 1970 a Bandeira do Grêmio tem uma estrela dourada pela glória do tricampeonato mundial, transformando-se em um atleta laureado do clube.

Morreu prematuramente e de forma trágica quando voltava de um jogo amistoso dos veteranos do Grêmio e dava seguimento à campanha para deputado estadual. Seu carro entrou embaixo de uma carreta, onde também morreram sua mulher e a filha, em 27 de outubro de 1974, aos 30 anos, em Cachoeira do Sul, interior gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário