quinta-feira, 26 de outubro de 2023

VELUDO: DE ESTIVADOR A ÍDOLO DO FLUMINENSE

 


Caetano da Silva Nascimento – mais conhecido como Veludo – nasceu na capital carioca em 07 de agosto de 1930. Goleiro ágil, elástico, reflexos rápidos e excelente colocação, parecia adivinhar onde a bola seria jogada. Jogou no Fluminense – 125 jogos e 169 gols sofridos (campeão carioca em 1951), Nacional/Uruguai (por empréstimo), Canto do Rio (RJ), Santos, Atlético (campeão mineiro em 1958), Madureira e Renascença (MG), onde encerrou a carreira em 1963.


De estivador a goleiro, foi ídolo no Fluminense. Teve o azar de atuar no período em que Castilho era o titular absoluto. Mas sempre que tinha chance, Veludo brilhava em campo. Conseguiu com sua categoria se impor naturalmente e conquistar um lugar ao sol. Foi um dos grandes jogadores brasileiros na posição, mas que não foi ainda mais longe por não se cuidar fora de campo.


Tamanha era a sua capacidade, que na Copa do Mundo de 1954 foi convocado junto com Castilho, mesmo sendo reserva no Fluminense. Disputou 9 jogos pelo Brasil, sendo 8 oficiais e três gols sofridos.


Seus últimos anos de vida foram de sofrimento, tendo a companhia da bebida, sua maldita companheira ao longo da carreira, que destruiu seu fígado e o pâncreas, além da diabetes. Morreu aos 40 anos, no Rio de Janeiro, em 26 de outubro de 1970, vítima de falência múltipla dos órgãos. Nos últimos meses de vida, Veludo não tinha mais forças para andar.

 

4 comentários:

  1. Veludo foi o goleiro da seleção brasileira na copa de 1950 no Brasil ?

    ResponderExcluir
  2. Veludo,goleiro da Copa de 1950 ?

    ResponderExcluir