sexta-feira, 27 de maio de 2016

QUEM SÃO OS PERSONAGENS QUE EMPRESTAM SEUS NOMES AOS ESTÁDIOS? 2ª PARTE E FINAL


Vamos aos homenageados: 

Estádio Barradão (Estádio Manoel Barradas)
Local: Salvador-BA
O estádio foi erguido sobre um terreno doado pelo então prefeito de Salvador, Clériston Andrade e contou com o apoio financeiro do governo do Estado, na gestão de João Durval Carneiro, cujo sogro, Manoel Barradas, ex-presidente do clube e conselheiro, foi homenageado dando seu nome ao estádio.

Arena Fonte Nova (Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira) 
Local: Salvador-BA
Octávio Mangabeira foi um engenheiro, professor, deputado federal e governador da Bahia, além de ser membro da Academia Brasileira de Letras.


Couto Pereira (Estádio Major Antônio Couto Pereira)
Local: Curitiba-PR
Foi um militar e dirigente esportivo brasileiro. Presidiu o Coritiba FC por vários mandatos, e notabilizou-se por dar início às obras do estádio.


 Castelão (Estádio Governador Plácido Castelo) 
Local: Fortaleza-CE
Plácido Aderaldo Castelo foi advogado, jornalista e político brasileiro. Ocupou os cargos de prefeito de Fortaleza e governador do Ceará.


Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo Guimarães)
Local: Curitiba-SC
Joaquim Américo Guimarães é considerado o fundador do Internacional, clube que se juntou com o América para originar o Clube Atlético Paranaense.


Estádio Moisés Lucarelli
Local: Campinas-SP
Moyses Lucarelli (grafia com Y) foi presidente da Ponte Preta e um dos responsáveis por reunir dinheiro para comprar um terreno para construção de um estádio para o time.


Ilha do Retiro (Estádio Adelmar da Costa Carvalho)
Local: Recife-PE
Foi um empresário, industrial e deputado pernambucano. Ajudou na construção do estádio em seus dois mandatos como presidente do clube recifense.


Estádio Vasco da Gama (São Januário) 
Local: Rio de Janeiro-RJ
O Estádio Vasco da Gama é mais conhecido como São Januário, devido à parte de sua localização estar na rua de mesmo nome.


 Arruda (Estádio José do Rego Maciel) 
Local: Recife-PE
Foi um advogado, promotor e político brasileiro. Além disso, possui o cargo de secretário da Fazenda de Pernambuco, e por duas vezes eleito deputado federal.
Também foi prefeito nomeado do Recife de 1953 a 1955, e consultor-geral do estado de Pernambuco.



Texto Gol de Canela FC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário