sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O CASO DE GERMANO E DA CONDESSA


  
Germano foi uma das principais revelações da base do Flamengo no início dos anos 60. Veloz, habilidoso e de chute forte, era tratado como uma joia. Pelo time da Gávea foram 85 jogos e 16 gols marcados.

Depois de disputar cinco partidas pela Seleção Brasileira, em 1959, o ponta Germano conquistou a fama e acabou sendo negociado pelo Flamengo com o Milan. Chegou por lá muito badalado, mas não jogou bem e frustrou os torcedores do clube. Fez parte do grupo campeão da Copa dos Campeões de 1963.

Gerson e Germano
De todo jeito, ganhou grande espaço em todos os jornais da Europa após envolver-se com Giovanna Augusta, filha do milionário Domenico Augusta, dono de uma fábrica de motocicletas e de helicópteros. O pai da moça – que passou à história como “a condessinha Geovanna” – fez de tudo para impedir o romance. Chegou a obrigar os cartolas do Milan a emprestarem Germano, primeiro ao Palmeiras (38 jogos e 6 gols), depois ao Standard Liege, da Bélgica, onde encerrou a carreira em 1970, ainda novo, mas desiludido com o futebol. Foi campeão da Copa da Bélgica de 1966 e 1967, e campeão nacional em 1969. O preconceito, não apenas pela origem pobre do brasileiro, mas principalmente a cor de sua pele, foi o motivo de toda a pressão.  

Mas Germano e Giovanna acabaram-se casando no território livre de Gretna Green, na Escócia, em 1967. Eles tiveram uma filha, também chamada Giovanna, mas a felicidade durou pouco. Separaram-se em 1970.

O craque largou o futebol e voltou para a cidade mineira de Conselheiro Pena, onde residia sua família, e jamais viu as Giovannas. Morreu vítima de infarto, em 1º de outubro de 1997, sem entender o comportamento racista de Domenico.

De acordo com uma matéria da Revista do Esporte, de 1962, Germano nasceu em Bom Jesus de Itabapoana, cidade do estado do Rio que faz divisa com o Espírito Santo. Germano era irmão de Fio Maravilha e Michila, ambos ex-jogadores do Flamengo.

Matéria da Revista do Esporte de 1962:

“FLOZIM” – José Romildo Germano Salles nasceu na cidade de Bom Jesus de Itabapoana (RJ), em 25 de março de 1941. Mais tarde é que seus pais se mudaram para Conselheiro Pena (MG), daí o fato de muitos afirmarem que ele nasceu nesta última cidade.


2 comentários:

  1. Históra muito interessante e ao mesmo tempo também muito triste. Mundo velho mundo, ah, se eu me chamasse Raimundo.

    ResponderExcluir
  2. INTERESANTE ESSA HISTÓRIA É POR SINAL SÃO TIOS DE MEUS FILHOS FIO MARAVILHA E GERMANO SOU DE GOVERNADOR VALADARES ELES SE CONSELHEIRO PENA MG

    ResponderExcluir