terça-feira, 7 de março de 2023

LUIZ CARLOS: O "TATU"

 


Luiz Carlos Silva Lemos, mais conhecido como “Luiz Carlos Tatu”, nasceu em Três Irmãos, distrito de Cambuci-RJ, em 11 de agosto de 1947. Algumas fontes registram seu local de nascimento na capital carioca e até em Itaocara, cidade que faz divisa com Cambuci. Esclarecendo geograficamente o fato, através do Decreto-lei Estadual nº 1.056, de 31/12/1943, o município de Cambuci adquiriu o distrito de Três Irmãos do município de Itaocara.


Outro detalhe sobre o Luiz Carlos é a afirmação de algumas pessoas que ele é irmão de César Maluco, Caio e Lusinho Lemos. Acho que tal comentário baseia-se em cima do sobrenome “Lemos”. Não existe nenhum tipo de parentesco entre eles. Esse tema já foi motivo de muitas “discussões” nas redes sociais.  


Luiz Carlos foi revelado no Paduano, de Santo Antônio de Pádua-RJ, cidade próxima a Cambuci. Em fevereiro de 1967 foi para o juvenil do Flamengo e de cara conquistou o título carioca da categoria. Em 09 de julho do mesmo ano fez sua estreia no time profissional. Parecia ter um futuro brilhante na Gávea. Mas não foi isso que ocorreu e permaneceu no clube até 13 de fevereiro de 1969, quando fez seu último jogo pelo rubro-negro. Marcou 15 gols em 66 jogos. Ficou um bom tempo afastado após sofrer uma fratura no pé esquerdo.


Foi negociado com o Vasco e ficou em São Januário até 1976, marcando 26 gols em 222 jogos. No Gigante da Colina atravessou o seu melhor momento, sendo campeão carioca em 1970 e do brasileiro em 1974. Jogou por empréstimo no Cruzeiro na temporada de 1972 e conquistou o título mineiro daquele ano. No início de 1977 foi envolvido no famoso troca-troca promovido pelo presidente do Fluminense, Francisco Horta, chegando ao Tricolor trocado por Dirceu. A Máquina Tricolor passava por uma reformulação e os resultados esperados não vieram. Ficou até outubro de 1978 e marcou 9 gols em 88 jogos.


Jogou ainda no Campo Grande, uma rápida passagem pelo Bangu e no Olaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário