segunda-feira, 27 de março de 2023

FLA X FLU: 1º TEMPO DA DECISÃO FAVORÁVEL AO FLUMINENSE


O Fluminense já era grande quando seus principais jogadores trocaram de lado para criar o futebol no Clube de Regatas do Flamengo.  Uma história que começou em 7 de julho de 1912, nas Laranjeiras, com uma surpreendente vitória do enfraquecido tricolor por 3 a 2. Estava criada a mística do Fla-Flu, que ainda não tinha este nome (só viria a surgir em 1925).  

Flamengo e Fluminense já decidiram treze vezes o Campeonato Carioca. O Campeonato de 1983 foi um triangular junto com Flamengo e Bangu. O que somasse mais pontos seria o campeão. Num dos tópicos abaixo faço o resumo do ocorrido. Quando os tricolores pensam em decisão com o Flamengo, a primeira coisa que vem à cabeça é uma volta olímpica. Nos confrontos decisivos contra o rival, o Tricolor venceu oito. O Flamengo diminuiu a diferença com as conquistas de 2017, 2020 e 2021. 

A última ocorreu em  2022 com o empate de 1 a 1, após a vitória do Fluminense no jogo de ida por 3 a 1. No segundo jogo decisivo os gols foram marcados por Gabriel (Flamengo) e Cano (Fluminense). 

A primeira final entre Fla e Flu foi em 1919, e o Tricolor foi campeão vencendo por 4 a 0. Machado (2), Welfare e Bacchi os artilheiros da decisão. Foi a décima quarta edição do Campeonato Carioca e o Fluminense conquistava seu oitavo título, garantindo o tricampeonato pela primeira vez. Em 1936, como chegaram ao final empatados em pontos, o campeonato foi decidido em três partidas extras, em dezembro do mesmo ano. No primeiro empataram em 2 a 2. O Fluminense venceu o jogo seguinte por 4 a 1. Com o empate de 1 a 1 no terceiro e último confronto, o título ficou nas Laranjeiras. Leônidas da Silva (Flamengo) e Hércules (Fluminense) foram os autores dos gols. 

Em 1941 os dois times fizeram um jogo histórico no campo da Gávea para decidir o Campeonato Carioca.  O Tricolor precisava do empate e fez 2 a 0 com Pedro Amorim e Russo.  O Flamengo empatou com gols de Pirilo e partiu pra dentro em busca da vitória, único resultado que lhe interessava.  Porém, para fazer o tempo passar, os jogadores do Fluminense isolavam a bola na Lagoa Rodrigo de Freitas, esfriando a reação. No fim, o Flu levou a taça com o empate.  

Em 1969, outra vitória sobre o rival na decisão. O brilho foi do atacante Flávio. Já no fim do jogo, com o placar em 2 a 2, ele acertou um belo voleio, de perna direita, para fazer o gol da vitória. Wilton, Claudio Garcia e Flávio (marcaram para o Fluminense). Liminha e Dionísio (para o Flamengo). O velho Maracanã recebeu mais de 170 mil torcedores naquele 15 de junho. Na decisão de 1973, Dionísio fez dois gols nos 4 a 2 sobre o Flamengo. Dario balançou as redes duas vezes e empatou. Manfrini e Toninho deram números finais ao jogo. 

Em 1983 um triangular com a participação de Bangu, Flamengo e Fluminense decidiu a competição. No primeiro jogo o Fluminense empatou com o Bangu em 1 a 1. Paulinho e Marinho fizeram os gols, respectivamente. No confronto seguinte, vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo, com Assis marcando nos acréscimos. Com esse resultado, o Flamengo estava eliminado. Ao Fluminense, restava torcer pela vitória do Flamengo no jogo contra o Bangu, o último do triangular. Caso contrário haveria um jogo extra entre Fluminense e Bangu. O Flamengo venceu por 2 a 0 e o Fluminense comemorou o título.

Em 1984, mais uma vez o herói foi Assis, autor do gol na vitória por 1 a 0. O Tricolor foi bicampeão graças aos gols do Carrasco. 

Em 1995, Renato Gaúcho colocou a barriga na frente de uma bomba de Aílton (na súmula da partida consta gol de Aílton) para decretar o fim do jejum – o Fluminense não era campeão carioca desde 1985.  Depois de abrir 2 a 0 (gols de Renato Gaúcho e Leonardo), o Flamengo empatou o jogo (gols de Romário e Fabinho) e o título seria do time da Gávea com esse resultado.  Os rubro-negros gritavam “é campeão!”, mas a barrigada de Renato acabou com a festa e colocou água no chope do centenário do Flamengo.

Castilho é o jogador que mais atuou pelo Fluminense nesse confronto: 45 jogos. Hércules o maior artilheiro, com 14 gols em 25 jogos. 

Nota do Blog: continua com o 2º tempo favorável ao Flamengo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário