domingo, 26 de maio de 2024

NOWAK: TRISTE FIM DE UM POLONÊS QUE JOGOU NO BRASIL

 


O volante polonês Krzysztof Damian NOWAK, nascido em 27 de setembro de 1975, que atuou no Atlético-PR entre 1996 e 1997, morreu em 26 de maio de 2005, aos 29 anos, em Wolfsburg, na Alemanha. Inclusive, é o clube alemão em que ele atuou até fevereiro de 2001, quando precisou encerrar sua carreira para tratar de um transtorno degenerativo incurável em seu cérebro. Essa doença é a mesma que levou a óbito o ex-atacante Washington, aquele que formou o “Casal 20” com o meia Assis.


Nowak atuou no Atlético-PR ao lado de seu compatriota Piekarski, que fez mais sucesso no país e chegou a defender também o Flamengo. O volante, que defendeu a seleção de seu país, começou a carreira no UrsusVarsovia. Depois, transferiu-se para o Patras, da primeira divisão da Grécia. Mais tarde, voltou à Polônia e jogou no LegiaVarsovia e no OpalLubosz. Então, atuou no Atlético-PR, de onde saiu para jogar no Wolfsburg, em 1998.




Nowak tinha a chamada "síndrome de Charcot", ou uma esclerose lateral amiotrófica, transtorno degenerativo incurável que atinge o sistema neurológico. A doença foi diagnosticada em 2001. Entretanto, sua carreira só foi encerrada oficialmente em 2002. 


O estado de saúde do polonês foi piorando progressivamente. Desde 2003, o jogador não podia deixar a cadeira de rodas e conseguia apenas fazer alguns movimentos com a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário