sexta-feira, 22 de julho de 2016

A IDEOLOGIA POLÍTICA NO BRASIL


Foi-se o tempo em que os políticos tinham ideologia política!

Hoje em dia os partidos e políticos quase em sua totalidade perderam identidade, deixaram os discursos políticos de lado em troca somente de cargos e benesses! Os partidos possuem estatutos por mera formalidade, pois não são cumpridos, os ideais e programas partidários são esquecidos e a única coisa que não é esquecida é o fisiologismo!

O poder hoje é mais poderoso que há anos atrás. Prefeitos hoje não têm oposição, a câmara de vereadores que tem por função fiscalizar cede seu poder mediante acertos e conluios. E o povo na doce ilusão continua achando que o vereador, deputado ou qualquer outro político irá lembrar-se dele e de suas necessidades!

Como diz um velho ditado: Se a farinha é pouca, meu pirão primeiro!

Não vemos hoje líderes verdadeiramente populares, político forjado no seio da comunidade é uma raridade, pois o poder financeiro e político o espremem ao ponto de que ou ele apoia alguém que lhe foi indicado ou fica fora da política!

Partidos com caciques políticos, com ideais radicais e com causas que só servem para lhe dar o nome da sigla! Essa é a falência do sistema político brasileiro!

Diversos partidos, diversos políticos e com raríssimas exceções, a grande maioria com o mesmo interesse e com o mesmo discurso!

Mudam de lado logo após eleitos, apresentam projetos que versam sobre o nada e ajudam ninguém e ainda ficam bravos quando questionados a respeito dos franksteins que "fabricam" na casa de leis!

Isso sem contar os candidatos que não sabem ler uma certidão negativa ou interpretar uma lei e querem ser políticos! Os T.R.E's deveriam aplicar uma prova de capacitação ao pretenso candidato, o que no mínimo o obrigaria a se preparar um pouco! Os mesmos T.R.E's deveriam ser impedidos de homologar qualquer candidatura sob suspeita de qualquer ilícito um ano antes das eleições!

Assim evitaríamos candidatos eleitos e cassados depois, campanhas de baixo nível e coisas do gênero!

Afinal, pra que se cobra as certidões negativas de pelo menos cinco instituições, se você com recurso em cima de recurso viabiliza a sua candidatura mesmo respondendo a processos?

Só deveria ser permitida a candidatura depois do processo transitado em julgado e com sua inocência comprovada! Quem vai manipular "a coisa pública" e o dinheiro público deveria ser candidato honesto e acima de qualquer suspeita!

O povo também tem culpa nisso tudo! Por só se interessar pela política um mês antes das eleições, por vender o seu voto, por votar "em qualquer um", assim como somos o reflexo da educação que recebemos de nossos pais, nosso país é o reflexo de nossas atitudes políticas! E se nós só nos preocupamos com a "coisa" mais importante que é o fato de quem vai dirigir nossa cidade, nosso estado e nosso país um mês antes das eleições, esperar o que da nossa política? 

Que ela melhore? Oras... Não me faça rir! Nosso país é um reflexo fidedigno do que nós somos, pensamos e agimos, e se você quer que a nossa política melhore? Então melhore suas atitudes, aprenda a pensar politicamente e seja você mais um fiscal dos políticos que aí estão, senão, nada nesse país vai melhorar!

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Artigo de Maurício José Dvorak, de janeiro de 2013, mas muito atual. Compartilho com tudo que ele escreveu. 

2 comentários:

  1. Meus parabéns pela publicação do artigo. Nota 10 para o autor, e você Tadeu que publicou também merece 10, precisamos xerocar ou recomendarmos a leitura dele no seu blog. Farei isso.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o texto é a nossa realidade nua e crua.

    ResponderExcluir