sábado, 29 de outubro de 2016

VAMOS COLECIONAR?


A arte de colecionar coisas pode envolver qualquer objeto ou produto cultural. Além da satisfação de possuir quantidade e raridades, é um tipo de lazer que agrega conhecimentos. Milhões de pessoas colecionam os mais diversos objetos em todo o mundo.



O que as leva a isto? Colecionar poderia ser considerado apenas como uma forma de entretenimento, um simples "hobby". Mas, em uma análise mais profunda, logo demonstra tratar-se de uma atividade que tem a sua importância: o colecionismo, além da ideia básica de entretenimento, é uma arte que desenvolve o aprendizado, sendo uma atividade cultural por excelência.

O tema principal da minha coleção é o esporte, mas também tenho livros e enciclopédias sobre assuntos diversos. Ler é um vício, no melhor sentido da palavra, que tenho desde pequeno. O meu grande prazer era ler jornais, principalmente os velhos, e não me pergunte o porquê que não sei explicar. Foi a partir desse “vício” que tudo começou.

Coleciono livros, jornais, revistas, entre outros. Tenho a coleção completa da revista Placar, de 1970 até agora, sendo uma parte encadernada – até 1978. Outra coleção muito interessante é a segunda série da revista Manchete Esportiva, entre os anos de 1977 e 1979, e diversas outras publicações com praticamente toda a história dos principais times brasileiros. O quarto de quase 8 m2, somente destinado pra isso, já está ficando pequeno para guardar o acervo.  

Outro hobby são os pôsteres de equipes de futebol e jogadores. Possuo centenas, alguns das décadas de 50 e 60, e todos a partir da década de 70. Inclusive, a partir de 1980, no final de cada ano, a Placar começou a publicar uma edição especial com todos os campeões estaduais e de outras competições, com pôster comum e grande de todos os vencedores. Exceto o ano de 2015, que devido aos problemas financeiros da Editora não fizeram o especial, tenho todas as demais edições.

Tenho quatro coleções especiais, feitas por mim, encadernadas em espiral, contando um pouco da trajetória de alguns desportistas, tais como: Os Irmãos Moreira, Roberto Dinamite, Zico e Pelé/Garrincha. A penúltima – não digo que é a última – em processo de acabamento, que por sinal é a maior, faço um breve resumo da história dos craques e de outras personalidades do esporte que já nos deixaram.

Se você não coleciona nada, tente iniciar algum tipo de coleção de objeto que seja do seu agrado e interesse. 

Nota: todas as fotos são do meu acervo particular. 



4 comentários:

  1. Bom dia! Muito bacana sua coleção, também coleciono revistas sobre futebol, inclusive a Placar.
    Achei o trabalho de encadernação da Manchete Esportiva muito bem feito. Você encadernou aqui em Miracema mesmo?
    Uma outra dúvida minha, aqui em Miracema nem sempre consigo encontrar a Placar e a loja abril, onde eu comprava pela internet fechou. Onde você consegue comprar hoje em dia?
    Desde já obrigado pela atenção.

    Alex Pinho

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Alex! A Manchete Esportiva já comprei encadernada e realmente ela é de um acabamento fantástico. Em Miracema não se faz esse tipo de encadernação. Aqui por perto sei de uma em Itaperuna que faz esse serviço. Sou assinante da revista há muitos anos, mas também encontro as mesmas dificuldades para adquirir as edições especiais por aqui. Tenho reclamado bastante com os responsáveis da banca. Recorro com frequência ao Mercado Livre e companheiros que residem em centros maiores. Resido na Rua do Café, já perto do Hospital, e apareça para conhecer um pouco mais do acervo pessoalmente. Tenho muito mais do que foi mostrado. rsss Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia sr. Tadeu. Achei muito interessante a sua coleção da revista placar desde a sua primeira edição e admiro muito ser colecionador dessa revista. Eu sou colecionador também dessa revista a partir de 1991. Desse ano até agora eu tenho todas as edições incluindo as especiais que placar publicou e também as edições dos campeões estaduais, os guias dos brasileirões, da libertadores, dos europeus e muitas outras. Eu também gosto muito de colecionar revistas de futebol principalmente da placar. É um hobby muito bom. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! É uma pena que a Placar atualmente está um fracasso. O melhor período da revisa foi a década de 80.

      Excluir