quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ENTREVISTA COM O MÚSICO MIRACEMENSE CARLINHOS MOREIRA


Como a música entrou em sua vida? Alguém o introduziu?
- Na família de meu pai eram todos músicos e cresci nesse ambiente ouvindo minha avó e tias tocando piano e meu pai violino, mas só fui me interessar pelo violão (meu instrumento), quando meu irmão mais velho deixou seu violão emprestado comigo, eu tinha 16 anos nessa época e quando ele veio pegar o instrumento de volta eu já tocava mais do que ele, que acabou me dando o violão. Então, posso dizer que quem me introduziu na música foram meus familiares.

Qual é a sua especialidade musical?
- Violão, mas também domino bem o bandolim e consigo brincar com os demais instrumentos.

Como você foi descobrindo seu território criativo? Como o descreveria?
- Desde cedo, assim que aprendi os primeiros acordes já comecei a compor. Eu diria que criar é o grande momento do músico, é quando conversamos diretamente com Deus, sem intermediários...

Que músicos ou bandas foram inspiradores em sua carreira?
- Vários músicos, mas principalmente os grandes nomes da música instrumental brasileira: Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Villa-Lobos, etc.

Você prefere trabalhar individualmente ou em grupos?
- Das duas formas, mas em grupo é mais prazeroso.

Você alguma vez acordou com uma melodia em mente e que virou música?
- Não me lembro, mas com certeza isso já aconteceu e vai acontecer de novo. Assim espero...

Tem algum momento especial para compor?
- Não, mas normalmente existem situações que nos motivam. Um amor, um filho, um amigo, ou mesmo um acontecimento, um local, como Rosal que é inspiração pura...

Prêmios, concursos e outros reconhecimentos que você queira mencionar?
- Já fui premiado em vários Festivais de Música (Miracema, Carmo – RJ, Pirapetinga – MG, Petrópolis – RJ, entre outros). Prêmio Mérito Cultural Dr. Hermes Simões Ferreira em 1990.

Tem alguma parte de seu trabalho que você menos gosta?
- Hum! Acho que só quando os ensaios e apresentações não saem como planejados.

Três canções que fazem parte de sua vida?
- Três é muito pouco, mas vamos lá:
“Swing Isadora” composição que fiz para minha Filha Isadora Pereira Nunes.
“Tirando Pedras do Caminho”, meu 2° choro, que traduz bem a trajetória de um músico em nosso país.
“Nosso Olhar” composição feita para minha esposa Guacira Pereira Nunes.
Essas três canções literalmente fazem parte da minha vida.

Que estilo musical não é de seu agrado?
- Não existe um estilo que não me agrade, gosto de todos, desde que sejam bem tocados e no caso de canções com letras, que essas tenham conteúdo.

Um cantor (a) ou banda de quem você abriria um show?
- Teriam vários, mas pode ser o Guinga.

Você chegou a participar do Festival da Canção aqui de Miracema? Ainda tem esperança que um dia ele volte como nos bons tempos?
- Sim. O festival de Miracema alcançou um excelente nível nas décadas de 70 e 80, em 2005 e 2006 voltou com a mesma qualidade, pena que novamente foi interrompido, espero que volte sim...

A nossa cidade está carente de espetáculos musicais? O projeto “Viver Legal, Viver Cantando” – que fez muito sucesso – pelo menos uma vez por mês deveria fazer parte de uma agenda cultural?
- Não só nossa cidade, mas a Região toda. Projetos como o “Viver Legal” infelizmente não tem continuidade por falta de apoio do poder público. Destaco ainda que em nossa cidade não temos um local adequado para apresentações, como em Itaperuna e Pádua que possuem excelentes teatros. Venho realizando anualmente o Recital Carlinhos Moreira, Alunos e Convidados, que vai para a sua 27° edição, não é nada fácil organizar esse evento, a prova disso é que esse ano por falta de apoio não devemos conseguir realizá-lo.

Nota do blog: Esse recado do Carlinhos é de fundamental importância: “Destaco ainda que em nossa cidade não temos um local adequado para apresentações, como em Itaperuna e Pádua que possuem excelentes teatros”.

Você como professor de música, qual a avaliação que faz do interesse dos jovens miracemenses em aprender a tocar os instrumentos musicais?
- Nunca foi tão fácil estudar música, não só em nossa cidade, mas em qualquer parte do mundo. Todas as informações estão disponíveis na net, mas essa “facilidade”, não garante nada se a pessoa não se dedicar e aí, vejo que são poucos os realmente interessados em aprender música (ou qualquer outra atividade). Nosso país infelizmente não valoriza sua própria arte e a educação continua (por interesses dos governantes) andando na contra mão. Os jovens e crianças são bombardeados pela mídia que lhes entopem músicas de “entretenimento” que não lhes permitem pensar sobre os elementos que compõem uma música, como melodias e harmonias e priorizam os ritmos, assim como letras sem poesia, fúteis e até mesmo vulgares. O resultado é que eles crescem sem conhecer a verdadeira música.

Uma personalidade histórica?
- Na música sem dúvida Villa-Lobos.

Uma coisa que você não abre mão?
- A verdade.

O que pra você é definitivamente ridículo?
- A mentira.

O que você gostaria que as pessoas entendessem?
- Elas mesmas. Cada um pode ter a sua visão dos fatos. É muito importante que cada um tenha a sua...

Tem alguma coisa que um dia te encantou e hoje não encanta mais?
- Com certeza sim. Porem o contrário é bem provável de ainda acontecer. Se quisermos evoluir temos que estar abertos às mudanças, então, o que não me encanta hoje, pode me encantar amanhã...

Qual a cidade mais bonita do Brasil?
- Não sei, mas a que me faz mais feliz é Rosal, Distrito de Bom Jesus do Itabapoana.

Rosal 
Em qual projeto musical está investindo atualmente?
- O mais recente é sobre disponibilizar aulas de violão num canal do Youtube para acesso de todos que queiram tentar aprender esse maravilhoso instrumento. Não é fácil, mas basta ter disposição e praticar sempre. O importante no final é sentir o prazer de tocar uma canção, não importa se simples ou complicada, isso não tem preço...
E também na realização dos Recitais e das apresentações do Grupo: “Academia do Choro”.

Fale um pouco sobre o projeto 101 Pássaros Livres, que é um registro das aves de nossa região? A receptividade está dentro de suas expectativas?
- Sim, estamos voando alto e não vamos parar nos “101 Pássaros Livres”. Já se encontra no ar o canal “PÁSSAROS LIVRES” (Youtube) que vai dar continuidade ao projeto. O n° 102 “João-bobo” e o n° 103 “Canário-do-campo” estão disponíveis e a cada semana uma nova espécie vai ser incluída, agregando conhecimento do meio ambiente onde vivemos. Tenho feito palestras para divulgar o projeto e sempre mostro uma foto de um “Elefante” e todos, crianças e adultos, reconhecem imediatamente o animal, sabem onde ele vive e que aqui só existem em zoológicos ou em circos, já quando mostro a foto de um “Cuitelão”, ninguém conhece, não sabem qual sua função no equilíbrio de nosso ecossistema. Essa é a principal meta dos 101 Pássaros Livres, educar, conscientizar e agregar os jovens na luta por um mundo melhor.



O que aconselharia a alguém que quer começar na carreira musical?
- Dedicação, dedicação e um pouco mais de dedicação e não se esqueça de curtir a música, fazer um som é uma das melhores coisas que existe...


Nota do blog: agradeço ao Carlinhos pelo bate-papo e que você, um músico respeitadíssimo, continue com esse sucesso em sua caminhada profissional e nos projetos, pois o nosso país precisa de pessoas inteligentes que não se acomodam e que estejam sempre em crescimento constante.  

5 comentários:

  1. Parabéns duplo, ao entrevistador, que foi direto, inteligente e incisivo, e ao entrevistado, simplesmente genial, como se isto não fosse em um gênio como o professor Carlinhos Moreira. Miracema ainda tem jeito e gente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Excelente trabalho vem realizando o Carlinhos há longos anos nos encantando com os acordes de sua arte. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Show de entrevista! Compositor Beto Miracema.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amigo e irmão Carlinhos e congratulações, igualmente, ao amigo Tadeu pela entrevista. Abraços!

    ResponderExcluir