domingo, 18 de fevereiro de 2018

JOFRE GERALDO SALIM: AGORA O QUE NOS RESTA É A SAUDADE...

Foto do Jornal Dois Estados 
Em 19 de fevereiro de 2013, Miracema perdeu uma de suas grandes personalidades, um cidadão que faz parte da história da nossa cidade. Morreu aos 93 anos no hospital de Miracema, vítima de insuficiência cardiorrespiratória.

O senhor Jofre, como era tratado com muito carinho por todos, foi comerciante, vereador, delegado de polícia e um dos fundadores da Loja Maçônica Libertas II. Ser humano de uma cultura ímpar que tinha o dom da oratória. Além do mais, sempre foi muito atencioso com todos que a ele se dirigia.

Deixou uma lacuna difícil de ser preenchida e ficamos órfãos de um intelectual do mais alto nível e profundo conhecedor da nossa história emancipacionista. A sua perseverança era um exemplo para todos, pois mesmo com a saúde debilitada, fazia questão de prestigiar e comparecer aos eventos. A voz arrastada não era empecilho para continuar a nos emocionar com sua facilidade em lidar com as palavras.

Nos constantes encontros, principalmente pela nossa Rua Direita, tive o privilégio de conversar muito com ele sobre futebol e obter detalhes preciosos sobre a família Moreira, que ele teve a honra de ser mais do que um amigo, principalmente do Zezé, de quem era bem mais próximo. Quando mostrei o meu arquivo particular sobre os Irmãos Moreira, ele pediu que deixasse com ele e dias depois, ao cruzarmos pela rua, convidou-me a acompanhá-lo até sua residência e pegar o material de volta. Assim fizemos e ele foi logo me dizendo: "Boa garoto! É muito bom ver um jovem mantendo viva a história de filhos de Miracema que fizeram história”. Acabou me presenteando com uma reportagem do Jornal da Tarde, de São Paulo, de 1969, feita pelo jornalista e também miracemense José Maria de Aquino, com os irmãos Aymoré, Aírton e Zezé Moreira.

Outra lembrança que guardo até hoje é um chaveiro que ganhei dele quando era adolescente.

Parodiando sua frase: “Precisamos manter viva a história de nossos conterrâneos ilustres”. E o cidadão Jofre Geraldo Salim, certamente é um deles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário