segunda-feira, 29 de março de 2021

ARMANDO NOGUEIRA: UM POETA DA CRÔNICA ESPORTIVA

 


ARMANDO NOGUEIRA nasceu no dia 14 de janeiro de 1927, em Xapuri, no Acre. Chegou ao Rio de Janeiro em 1944, onde logo começou a trabalhar.

Iniciou a carreira de jornalista no “Diário Carioca”, em 1950, no qual trabalhou como repórter, redator e colunista. Em 1954, cobriu a sua primeira Copa do Mundo, na Suíça. Lá, flagrou aquela confusão entre os jogadores em que o técnico da Seleção, Zezé Moreira, arremessou uma chuteira que acertou o ministro de Esportes da Hungria. Desde então, participou da cobertura dos 13 Mundiais seguintes.

Após passagem pela revista “Manchete”, trabalhou como repórter fotográfico na revista “O Cruzeiro”. Por lá ficou dois anos, transferindo-se depois para o “Jornal do Brasil”, onde foi relator e colunista, no período de 1961 a 1973, responsável pela coluna “Na Grande Área.”

Foi para a Rede Globo em 1966, tendo papel fundamental no desenvolvimento do telejornalismo da emissora e do Brasil, atuando ativamente na criação do Jornal Nacional.  

Participou pela primeira vez da cobertura de uma Olimpíada em 1980, em Moscou. Acompanhou os Jogos Olímpicos em mais seis edições. Sua única ausência aconteceu em 2008, em Pequim, por problemas de saúde.

Em 1990 deixou a Rede Globo e passou a se dedicar exclusivamente ao esporte. Escreveu para diversos jornais, foi comentarista da TV Cultura e da TV Bandeirantes, onde participou do programa Apito Final. No SporTV, participou dos programas Papo com Armando NogueiraEsporte Real e Redação SportTV, entre 1995 e 2007. Foi comentarista também da Rádio CBN.

Em agosto de 2007, afastou-se da televisão após o diagnóstico de um câncer no cérebro, que o levou a óbito em 29 de março de 2010, aos 83 anos, na capital carioca.  

Ao longo da carreira, Armando Nogueira escreveu dez livros, todos eles sobre esporte. Ainda em vida recebeu duas homenagens: a Suderj (Superintendência de Desportos da Cidade do Rio de Janeiro) inaugurou o Espaço Armando Nogueira, no acesso à tribuna de imprensa do Maracanã, em 2008 (não sei informar se após a “demolição” do velho Maracanã a homenagem continua de pé); o Botafogo homenageou Armando Nogueira, em 2009, nomeando a sala de imprensa do Centro de Treinamento de General Severiano com o nome dele.  

Ao ser homenageado na Suderj, e já apresentando lentidão para falar, ele assim descreveu o caminho que viveu as maiores emoções em 58 anos de vida no futebol: “Meu maior prazer no Maracanã não vem de nenhum jogo, mas de subir até a tribuna de imprensa e ver o estádio lotado.”

Considerado um dos maiores jornalistas esportivos, o botafoguense apaixonado e com uma escrita de fácil leitura e poética, apresentou novos significados à crônica esportiva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário