quinta-feira, 30 de março de 2017

SÃO CRISTÓVÃO E AMERICANO, DE CAMPOS: REPRESENTADOS NA COPA DO MUNDO DE 1930


É uma curiosidade que muitas pessoas que gostam e acompanham futebol não deve saber. O Americano e o São Cristóvão já tiveram jogadores defendendo a Seleção em uma Copa do Mundo.

Poly (1º agachado da esq. para dir.) foi para a Copa de 1930 quando defendia o Americano; Teóphilo (último agachado da esq. para dir.) era do São Cristóvão.

Por que o Brasil só levou jogadores cariocas em 1930?

Araken Patuska
Devido a uma briga entre os dirigentes cariocas e paulistas por lugares na delegação que iria a Montevidéu. Como resultado, a Associação Paulista de Esportes Atléticos (a Federação Paulista de então) se recusou a ceder à CBF os jogadores que atuavam em clubes paulistas.


O único jogador de São Paulo a se juntar à Seleção foi Araken Patuska, que havia jogado no Santos e estava sem clube na época do Mundial. Por causa dessa briga, muitos paulistas torceram contra a Seleção: a notícia da derrota brasileira para a Iugoslávia, na estreia, foi comemorada nas ruas de São Paulo.  

Como podemos perceber, a rivalidade esportiva entre os dois principais estados do Brasil, vem de longa data. 

2 comentários:

  1. MEUS PARABÉNS AMIGO TADEU MIRACEMA,POR ESTAS BELAS MATÉRIAS SOBRE O NOSSO FUTEBOL,TE CONFESSO QUE 70% DAS MATÉRIAS QUE JÁ LI ATÉ HOJE NAS SUAS BELAS POSTAGENS,NÃO SABIA DO ASSUNTO.REALMENTE SUAS MATÉRIAS ENRIQUECEM O LEITOR ASSÍDUO COMO JÁ ME TORNEI NA ÁREA ESPORTIVA.CONTINUE SEMPRE ASSIM.ABRAÇOS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras elogiosas, meu caro amigo Paulo Jorge. Fico feliz e, ao mesmo tempo, é um incentivo para continuar contando um pouco mais da história do nosso esporte. Você também é um cara que faz e merece todo o meu respeito. Um abração!

      Excluir