quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

UM MINUTO DE REFLEXÃO...

 




Ao encerrar mais um ano, esse totalmente atípico, de uma forma ou de outra ninguém está passando imune a problemas. Cada qual à sua maneira, todos sentem o efeito dessa pandemia que afeta o mundo inteiro.

 

Miracema teve mais um ano trágico com a morte de amigos em acidentes e outras causadas por doenças que abruptamente nos tiraram do convívio pessoas que tanto amávamos. Não podemos ir contra os desígnios, mas ao mesmo tempo, é muito duro aceitar a perda de um parente ou amigo de forma tão inesperada. Já nascemos sabendo que a morte é a única certeza que a vida nos reserva e, mesmo assim, nunca estamos preparados para enfrentar esse momento.


No entanto, temos a oportunidade de fazer por onde que o caminho a seguir não é somente viver o hoje, mas também pensar no amanhã, que muitas das vezes é o resultado do que fizemos no dia anterior. O dia tem 1.440 minutos. Sendo assim, apesar de toda descarga de adrenalina diária que soltamos em nosso organismo – e ela é muito importante para a manutenção da vida – procure reservar apenas um minuto do seu dia para a reflexão de algumas atitudes tomadas e de outras que ainda estão por vir. Não somos capazes de adivinhar o que vai acontecer nos dias seguintes, mas temos condições de planejar e evitar algumas surpresas desagradáveis. A verdadeira sabedoria está em lidar com tudo que o dia a dia nos reserva e tirarmos proveito daquilo que realmente vale a pena.

 

Podemos contribuir para fazer um mundo melhor. Não vamos esperar que só os outros façam. Por menor que seja a sua contribuição, sendo positiva e para o bem comum, o resultado final será benéfico para todos. O momento que o país vivencia, com os valores morais subvertidos, uma falta de caráter explícita e um total desrespeito ao próximo, é algo que muito nos preocupa. As exceções existem, é claro, como em tudo na vida, mas são cada vez mais escassas. O diálogo e o respeito deram lugar ao ódio e a intransigência, que acirram os ânimos e em alguns casos desfazem amizades. De uma coisa tenho certeza: a convivência humana poderia ser menos cruel e mais racional.

 

Algumas atitudes tomadas por impulso geralmente causam danos irreversíveis. Sejamos mais prudentes no trânsito, na alimentação e no convívio diário com o próximo. Mesmo partindo dessas premissas, a vida requer muitos cuidados. Vamos resgatar o “respeito” que foi extinto do dicionário. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só, elas não sabem viver sozinhas. Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá de saber que com elas vão inúmeros espinhos.

 

Finalizando e com a esperança de dias melhores, que o ano de 2021 seja o marco para a total erradicação desse vírus. Ele apenas confirmou o quão frágeis somos apesar de parecermos absolutamente fortes e poderosos.

 

Desejo aos amigos leitores um Natal de paz e um Ano Novo repleto de saúde, vitórias e novas conquistas.

 

Tadeu Miracema e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário