segunda-feira, 8 de agosto de 2022

WALTER ABRAHÃO: O NARRADOR QUE NÃO PRONUNCIAVA PELÉ

 


No dia 8 de agosto de 2011, a narração esportiva da televisão brasileira perdeu um de seus mais importantes representantes, Walter Abrahão, vitimado por um câncer no pulmão, aos 80 anos, na capital paulista. Filho de imigrantes árabes, Walter nasceu em Piraju-SP, em 5 de janeiro de 1931.

 

Walter Abrahão se projetou como narrador esportivo da TV Tupi nos anos 60 e 70. É considerado o inventor do "replay" esportivo quando utilizou este artifício, pela primeira vez, em 1963. Ele contou que estava assistindo a uma partida na TV Tupi e distraiu-se bem na hora do gol. Virou-se para os técnicos e disse que precisava rever o gol. Os técnicos disseram que ele estava maluco. No dia seguinte, quando Walter chegou à emissora, os técnicos haviam conseguido repetir o lance, graças a um processo batizado na época como o nome de “bilance”. 

 

Para Walter, Pelé era apenas “ELE”, a bola foi para Ele, Ele driblou o primeiro...

 

O jogo segue OXO (pronunciava “ocho” para designar um placar sem gols), é outra de suas criações que caiu nas graças do povão. O seu nome ficará para sempre marcado no meio esportivo.

 

Aos 16 anos, Walter Abrahão foi convidado para narrar um treino do Internacional, de Promissão, cidade do interior paulista. Como era muito pequeno, foi impedido de fazer a locução. Mas a frustração não fez Abrahão desistir da carreira. Assumiu o cargo de locutor na Lins Rádio Clube, de Lins (SP), no lugar do narrador Fiori Gigliotti, que havia se transferido para uma emissora de Araçatuba (SP).

 

Em 1950, decidiu tentar a sorte em São Paulo. Após alguns estágios, conseguiu uma vaga de locutor da equipe da rádio Tupi/Difusora. Por ser novato, só cobria esportes amadores. Chegou a narrar, por exemplo, partidas de xadrez. Permaneceu na rádio até 1961, ano que se transferiu para a TV Tupi. No novo veículo, tornou-se um dos grandes narradores da época. Quando a Tupi faliu, Walter transferiu-se para o SBT, e depois para a Rede Manchete. Nestas emissoras, participou das transmissões de seis Copas do Mundo. Era formado em Direito e chegou a ser sócio de um importante escritório de advocacia no final dos anos 50.

 

Walter se enveredou na política e foi eleito vereador de São Paulo, em 1988, e reeleito em 1992. Em 1993, entrou para o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, aposentando-se em 2001.

 

 

6 comentários:

  1. Belo e merecido retrospecto . Depois do Luis Noriega da TV Cultura , Walter Abrahão e Mário Moraes fizeram uma dupla imbatível nas transmissões de futebol da TV Tupi , dinâmicas , mas serenas e também humorísticas . Bola para " Êle " dizia Walter Abrahão , lá vai a Fera , completava o Mário Moraes . Tá gordo o Vaguinho , heim ?? Outra tirada inesquecível do Walter Abrahão , e o Vaguinho continuava marcando um gol atrás do outro. Hoje a turma fica se esgoelando , como se fôssemos surdos e cegos...

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, foi um dos pioneiros no esporte na TV um grande locutor. Grande homem, político, enfim nada que o desabone. Parabéns pela lembrança.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria. Como eu gostava de assistir as gravações dos jogos , na tv Tupi.

    ResponderExcluir
  4. Não cheguei conhecer mas sua trajetória de locutor de rádio e narrador na TV é muito conhecida e comentado por quem entende de futebol

    ResponderExcluir
  5. Só discordo de uma informação: o termo OXO, para o placar de 0 x 0, foi criado por seu companheiro de jornalismo na época Gerdy Gomes.

    ResponderExcluir