sexta-feira, 2 de setembro de 2022

RUÇO: O BEIJINHO DOCE



José Carlos dos Santos, mais conhecido como RUÇO, nasceu na capital carioca em 03 de junho de 1949. Apelidado de “Beijinho Doce”, pois comemora seus gols mandando beijinhos pra torcida, ficou marcado pela raça e forte presença em dois momentos importantes na história do Corinthians. Em 1976, esse volante de cabelo ruivo marcou o gol na semifinal do Brasileirão contra o Fluminense, na famosa invasão corintiana. Em 1977, quando o clube vivia o amargo período de 23 anos sem conquistar um título, Ruço foi um dos principais jogadores da campanha vitoriosa no Paulistão, que terminou com o triunfo sobre a Ponte Preta.

Era o típico jogador que aparecia pouco para a torcida, mas tinha uma importância muito grande dentro das quatro linhas. Nunca foi um craque, mas representou como poucos a raça corintiana em 201 jogos e nos 22 gols que assinalou. Os gols marcados demonstram que não somente de marcação era sua função em campo. Em 2010, Ruço marcou seus pés na calçada da fama no Memorial do Corinthians.

Ruço iniciou a sua carreira no Madureira e antes de chegar ao Corinthians jogou por empréstimo no Botafogo (RJ) e Clube do Remo. Retornou ao Botafogo em 1979 e depois jogou por Olaria, Volta Redonda, Juventus (SP), Rio Branco (ES), entre outros.

Ruço vinha sofrendo há alguns anos com problemas de saúde e morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), aos 63 anos, em 02 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. A repercussão entre os torcedores corintianos foi de muita tristeza após a notícia de seu falecimento. Ele sempre teve muito carinho da Fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário