segunda-feira, 28 de novembro de 2022

FIDÉLIS: O TOURO SENTADO

 


A história de José Maria FIDÉLIS dos Santos no futebol começou nas categorias de base do Bangu, para onde foi levado por um Tenente da Base Aérea de São José dos Campos, interior paulista, onde nasceu em 13 de março de 1944.


Em 1963, finalmente chegou aos profissionais, participando do Torneio Início e de uma partida do Campeonato Carioca daquele ano. Em 1964, com apenas 20 anos, já era o titular da lateral-direita, promovido pelo técnico Tim e mantido na posição por todos os outros treinadores que passaram pelo Bangu naquele ano.



Tendo jogado exatamente nos melhores anos da história do Bangu, não foi difícil para Fidélis se destacar. Depois de ser vice-campeão carioca em 1964 e 1965, o lateral atingiria seu auge em 1966 quando foi convocado pelo técnico Vicente Feola para a Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo na Inglaterra, embora muitos torcedores preferissem o tricolor Carlos Alberto Torres na direita. Com a camisa “canarinho” atuou em 8 jogos e marcou um gol, sendo 7 oficiais.


Quando voltou ao Brasil teve a honra de ser campeão carioca pelo Bangu no final do ano, diante do Flamengo. Mesmo valorizado, o “Touro Sentado” – como era chamado - continuou em Moça Bonita por mais duas temporadas, sagrando-se novamente vice-campeão carioca em 1967. Só deixou o clube no início de 1969, quando a crise gerada pela saída da família Andrade forçou o Bangu a vender seus melhores jogadores. Atuou em 201 jogos e marcou 4 gols pelo time de Moça Bonita. Foi jogar no Vasco e ganhou o Campeonato Carioca de 1970 e o Brasileiro de 1974, disputando 266 jogos e assinalando 6 gols.



Depois, atuou no América-RJ (1975) e no ABC-RN (1976/77). Ao encerrar a carreira, virou técnico, comandando com relativo sucesso as equipes do São José (SP), Campo Grande (RJ), CSA, Uberlândia e Operário (MS).


Veio a falecer em 28 de novembro de 2012, em São José dos Campos (SP), quando lutava contra um câncer de estômago, aos 68 anos.

 

Fonte: Bangunet com algumas informações adicionais.

 

2 comentários: