terça-feira, 4 de abril de 2017

DR. EVANDRO FREIRE: UM FILHO DE MIRACEMA COM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL NA ÁREA DE MEDICINA




Evandro Costa da Silva Freire nasceu em Miracema no ano de 1931. Dr. Evandro é um dos filhos de Sylvio de Campos Freire e Myrthes Costa Freire. A outra filha, Sylthes Maria da Silva Freire Bruno, foi casada com o médico Dr. Sebastião Bruno.

Médico-cirurgião que dedicou a maior parte de sua carreira ao serviço público. Desde 1970 foi morador da Ilha do Governador. Formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – então Universidade do Brasil – em 1954, e poucos anos depois já era professor na Faculdade de Medicina.  


Especializado em Cirurgia Geral, foi chefe da equipe de Emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas e integrou o corpo clínico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Evandro Freire recebeu, em 1998, o título de "State Faculty" do American College of Surgeons, por ter alcançado o desempenho máximo no "Advanced Trauma Life Suport" (ATLS). Cirurgião reconhecido teve mais de 100 trabalhos publicados em revistas médicas nacionais e estrangeiras.


Dr. Evandro faleceu no Rio de Janeiro em 6 de outubro de 2011. Ele teve quatro filhos: Marcos (médico e professor da UFRJ); Mauro (médico-cirurgião); Evandro Luís (engenheiro mecânico); e Ana Cristina, a caçula (dentista). 

No dia 1º de março de 2013, com a presença de Dilma Rousseff, familiares e demais autoridades, foi inaugurado o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador. Uma homenagem mais do que justa a um médico que dedicou sua vida para “salvar vidas”.

Confirmando a sua importância e respeito junto aos pares da área médica, o CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) criou em 18 de outubro de 2019 a COMENDA E MENÇÃO HONROSA DR. EVANDRO FREIRE. Essa iniciativa foi a partir do evento que homenageou os médicos que auxiliaram no resgate às vítimas do incêndio do Hospital Badim, ocorrido três dias antes. Sendo assim, a partir de então, anualmente, na semana na qual se comemora o Dia do Médico, o CREMERJ vai homenagear os médicos que se destacaram no cumprimento do dever com uma Comenda. Esta condecoração não poderia ter outro nome: Comenda e Menção Honrosa Doutor Evandro Freire. Um dos maiores especialistas em trauma no Brasil. Seu livro “TRAUMA” é referência no meio médico. Membro ativo e participante como palestrante de vários congressos e eventos da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

É um orgulho, para nós miracemenses, ter um filho da terra com tamanho reconhecimento por serviços prestados em uma profissão tão nobre.

Sobre o livro “Trauma”, uma verdadeira enciclopédia, são dois volumes com uma coletânea de mais de 300 médicos especializados em todo Brasil. Tem um capítulo até do Ivo Pitangui. A parte do Dr. Evandro no livro é a que fala justamente de traumas no fígado, onde tinha excelência nacional. O livro é conhecido em todas as universidades de medicina. De acordo com a informação de seu sobrinho, Sebastião Bruno, ele queria que o livro fosse colorido, mas a diferença de valor para a versão preto e branco era muito grande. Ele acabou optando pela versão mais barata para dar mais acessibilidade de preço ao estudante de medicina. E não fica por aí: abriu mão de direitos autorais para baixar ainda mais o custo final.

Os meios de comunicação podem ser usados para o bem e para o mal. Tenho por princípio seguir uma linha de publicação que não desrespeita o amigo leitor. Às vezes você pode até não gostar ou discordar de algum texto, o que é natural e plenamente aceitável. Quando a publicação atinge pessoas que estão distantes e desconhecemos, é muito gratificante e nos dá a certeza que esse é o caminho a ser percorrido...

Na matéria do meu blog sobre o Dr. Evandro Freire – aqui descrita – recebi de uma leitora, que não informou onde reside, mas creio que seja na capital carioca, o seguinte depoimento:

“Meu nome é Lívia Regina Kitaoka e fiquei muito feliz com essa publicação. Esse médico salvou a vida de meu marido, quando o mesmo tinha uns 13 anos de idade, após sofrer um acidente de mobilete colidindo com um ônibus. O guidom da mobilete esmagou mais de 50% do fígado dele. Dr. Evandro fez uma cirurgia de ligação hepática, e se não estou enganada foi a primeira que deu certo, realizada aqui no Brasil, em épocas de poucos recursos na medicina com relação a equipamentos. Meu marido vive muito bem, sem nenhuma necessidade de medicações, há cerca de 47 anos. Dr. Evandro deu inúmeras palestras e cursos sobre essa cirurgia e provavelmente deve ter publicado a história em um de seus livros.”








8 comentários:

  1. Meu nome é Vinícius Bezerra e resido em Pádua. Acompanho o seu blog com frequência e vim aqui parabenizá-lo por essas publicações interessantes sobre a história de miracemenses que se destacaram e ainda destacam em suas áreas de trabalho. Resgatar e manter viva a história, seja ela qual for, é um trabalho que merece nosso aplauso. E você não escreve somente sobre quem nasceu em Miracema, já escreveu sobre paduanos e outros que se destacaram na região. Inclusive, muitos dos fatos apresentados eu não conhecia. Bola pra frente!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Evandro sempre será mais do que merecedor de homenagens. Tive um convívio profissional com ele no hospital universitário da UFRJ e pude bem de perto constatar sua dedicação e humildade no trato com o ser humano. Fosse ele paciente ou colega de trabalho desde os mais humildes sempre era ele mesmo. Deixou uma enorme lacuna para todos.

    ResponderExcluir
  3. Fui aluno do Prof. Evandro Freire durante os dois últimos anos do meu curso de Medicina. Foi o meu primeiro professor de cirurgia, mas aprendi muito mais com ele. O Prof. Evandro foi um gigante na prática da Cirurgia de Urgência no Hospital Estadual Getúlio Vargas e eu tive a honra de participar com ele de numerosas intervenções cirúrgicas onde a sua perícia, conhecimento científico e habilidade manual fizeram a diferença entre a vida e a morte de incontáveis pacientes.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Livia Regina Kitaoka e fiquei muito feliz com essa publicação. Esse médico, salvou a vida de meu marido, qdo o mesmo tinha uns 13 anos de idade, após sofrer um acidente de mobilete colidido com um ônibus. O guidom da mobilete esmagou mais de 50% do fígado de meu marido. Dro Evandro, fez uma cirurgia de ligação hepática e se não me engano, foi a primeira que deu certo realizada aqui no Brasil, em épocas de poucos recursos na medicina com relação à equipamentos. Meu marido vive muito bem, sem nenhuma necessidade de medicações. Hoje já fazem cerca de uns 47 anos dessa cirurgia. Dr Evandro deu inúmeras Palestras e cursos sobre essa cirurgia e provavelmente, deve ter publicado a história em um de seus livros.

    ResponderExcluir
  5. Fui aluno de Medicina na UFRJ do prof Evandro. Excelente mestre e pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 65 a fui paciente aos 15a do Dr Evandro , procurei-o porque ele foi médico de minha mãe que infelizmente faleceu aos 35 de CÁ de Mama mas ele muito pacientemente me explicou todo o processo da doença de minha mãe , e me deu conselhos valiosos a cerca dos cuidados que eu deveria ter ao longo de minha vida ! Tenho por ele lembranças de um excelente e dedicado profissional !!

    ResponderExcluir