domingo, 15 de novembro de 2020

RESPEITO É BOM E EU GOSTO...


É o que mais falta atualmente ao ser humano em qualquer segmento da sociedade. Tenho mais de 50 anos e a educação que recebi dos meus queridos pais, que dentre tantos ensinamentos diziam com muita propriedade: "O nosso direito termina quando começa o do outro". Respeito e direito caminham juntos – lado a lado – pois se não "respeito" o próximo, não tenho o "direito" de exigir reciprocidade do mesmo. Vivemos numa época em que os significados das palavas "respeito" e 'direito" praticamente foram extintos do nosso cotidiano. 
Fui educado a pedir a benção aos avôs, tios e padrinhos. Refiro-me também aos padrinhos, por quem tínhamos grande respeito e até admiração. O que vemos hoje em dia? Na maioria dos casos, depois de crescidos, não se conhece nem mais o padrinho. Às vezes nem um "oi" se fala, até mesmo com os parentes mais próximos.
A falta de respeito e amor ao próximo também são as causas por tamanha violência em que vivemos, com filhos matando os pais e outros absurdos inimagináveis e que a todos chocam.
Passamos por uma crise moral sem precedentes e não temos ideia de até quando suportaremos tanta corrupção e desmandos, o que não deixa de ser um desrespeito com a sociedade. O respeito dos homens públicos com o cidadão virou artigo de luxo e a justiça – na UTI e sufocada pela pressão dos “poderosos” – respira com ajuda de aparelhos para tentar salvar uma nação ávida por mudanças imediatas.

Na dúvida do que é certo ou errado, basta pensar no que não gostaria que fizessem com você. 

Vamos respeitar o próximo e tentar viver em harmonia! Respeito, ninguém tira ou impõe... Está na formação do seu caráter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário